O terreno, com uma área bruta de construção de aproximadamente 116.000 m², bem como algumas estruturas, começaram a ser construídas em 2007 e foram concluídas há cerca de 9 anos, O projeto não foi finalizado na íntegra, tendo permanecido exposto às condições ambientais durante 9 anos. Em 2022 foi reavaliado, modernizado e adaptado às novas necessidades e realidade das empresas e das pessoas. Esta fase incluiu demolições (sem contenção de fachada), reforço estrutural e execução de novas estruturas.
O edifício, de geometria retangular, possui uma área de implantação de 21.780 m² e é composto por três pisos enterrados e três acima do solo, totalizando cerca de 13,85 metros de altura acima do solo. As dimensões em planta são aproximadamente 190 metros de comprimento por 110 metros de largura.
Estruturalmente, o edifício é construído em betão armado, com fundações diretas ou semidiretas, incluindo sapatas isoladas e conjuntas (em grande parte apoiadas em pegões), pilares e elementos horizontais como vigas e lajes fungiformes aligeiradas, com espessura de 0,50 metros. O projeto original de estabilidade divide o edifício em onze corpos separados por juntas de dilatação.
A intervenção envolveu uma profunda reabilitação, com demolições, reforço estrutural e execução de novas estruturas. A área de implantação do edifício, que está organizada em torno de três grandes pátios e parcialmente dividida por dois eixos de ligação interiores, promove a interação entre os ocupantes e oferece espaços de estar e lazer.
Os pisos superiores, além de oferecerem ligações visuais aos pátios centrais, contam com pátios interiores e terraços, proporcionando conforto e qualidade adicional aos usuários. O edifício possui três entradas principais no rés-do-chão, situadas nas fachadas Norte, Este e Oeste, facilitando o acesso aos diversos lobbies e à envolvente exterior.
No Piso 0, concentram-se os espaços comuns, incluindo o lobby principal (a Norte), dois lobbies laterais (a Este e Oeste), um restaurante, uma sala multiusos e quatro amplos open spaces destinados a escritórios. O projeto também inclui um parque de bicicletas com balneários, promovendo flexibilidade no transporte e um enfoque ambiental e social positivo.
Para garantir a segurança, foram criados diversos acessos verticais principais que conectam os três pisos de estacionamento ao Piso 0, além de quatro acessos entre os pisos superiores, compostos por um núcleo de elevadores, escadas de emergência e corredores de acesso. Além dos elevadores públicos, o edifício contará com dois núcleos de elevadores de serviço, situados ao Norte e ao Sul, facilitando a conexão entre os pisos de estacionamento e os superiores.
O Edifício Multiusos Oriente representa um importante desenvolvimento para a área do Parque das Nações, com um design que alia funcionalidade, segurança e conforto, criando um espaço de escritórios moderno e eficiente para o futuro.