Os pisos superiores, do 1 ao 5, são dedicados a escritórios em planta livre, proporcionando flexibilidade de utilização, enquanto os pisos 6 e 7 albergam escritórios executivos, salas de reuniões formais, uma grande varanda, terraços e áreas para eventos e refeições, com vistas deslumbrantes sobre a cidade. As caves destinam-se a estacionamento, arrumos e áreas técnicas, sendo equipadas com sistemas de ventilação e iluminação natural.
A eficiência energética e a gestão sustentável dos recursos são uma prioridade, com certificação energética de classe A e NZEB, e certificações LEED e Well Gold, e possibilidade de atingir Platina. A recolha de 100% das águas pluviais para reutilização na rega dos espaços públicos, a utilização de vegetação com exigências de rega sustentáveis, e a máxima produção possível de energia renovável a partir de geotermia e sistemas fotovoltaicos são algumas das soluções implementadas.
A promoção da mobilidade suave e elétrica é assegurada pela proximidade dos acessos ao transporte coletivo, um grande estacionamento para 300 bicicletas com balneários, e abundantes pontos de carregamento para veículos elétricos. A circulação e acesso ao edifício são otimizados por passadiços metálicos que ligam diferentes partes do complexo.
A complexa estrutura do edifício, com zonas de grandes open-spaces, foi concretizada com lajes aligeiradas pré-esforçadas para garantir a flexibilidade e controle das deformações. A laje do pavimento está monoliticamente ligada às sapatas dos pilares, garantindo estabilidade e resistência. Os pisos térreos e as zonas de carga e descarga foram equipados com lajes maciças de betão armado para suportar as elevadas cargas previstas.
O Edifício Phoenix foi desenhado para concentrar todos os serviços da Seguradora Fidelidade, dispersos por vários edifícios da cidade num único local. O objetivo é proporcionar melhores condições de trabalho, reforçando também os rácios de eficiência. Este edifício, com a sua arquitetura moderna e soluções tecnológicas avançadas, irá valorizar a cidade de Lisboa projetando uma imagem de modernidade e sustentabilidade à capital.