A Área de Pré-esforço da Mota-Engil Engenharia tem uma parceria com a Dywidag nesta atividade, em regime de exclusividade em vários países, nomeadamente nos seguintes: Portugal, Angola e Moçambique. Sendo que o sistema de pré-esforço da Dywidag está certificado segundo as normas e exigências europeias.
A Área de Pré-esforço da Mota-Engil Engenharia opera no mercado da pós-tensão em obras em várias vertentes que vão desde obras novas a reabilitações, tanto de edifícios como de estruturas das redes ferroviárias e rodoviárias.
Apesar do conceito da pós-tensão ser similar nas suas varias vertentes, o objetivo, a localização e os materiais definem o tipo de pós-tensão que passamos a enumerar:
- Pré-esforço Aderente ou de Equilíbrio, mais frequente na construção de Estruturas Ferroviárias e Rodoviárias;
- Pré-esforço Não aderente, tradicionalmente utilizado na construção de Edifícios;
- Pré-esforço Exterior ou em Barra tendo, como sua principal aplicação, nas obras com recurso á Prefabricação e nas obras de Reabilitação;
- Pré-esforço Orgânico é uma variante destinada exclusivamente aos sistemas construtivos com recurso a vigas de lançamento com sistema OPS. Tendo a UO PRESF já efetuado trabalhos para os mercados de: Portugal, Espanha, República Checa, Eslováquia, Bélgica, Alemanha, Turquia, Brasil, México e Colômbia).