Inovação
Projetos
Neutralidade Carbónica na Unidade de Rio Maior
Este projeto visa a neutralidade carbónica na unidade de Rio Maior, através da aquisição de uma UPAC (Unidade de Produção para Autoconsumo) que permitirá a racionalização do uso de energia, neste caso concreto através de fontes renováveis.
Descarbonização das Unidades de Nelas e Valongo
Este projeto visa a neutralidade carbónica nas unidades de Nelas (pré-fabricados) e Valongo (central de produção de betão), através da aquisição de duas UPAC (Unidade de Produção para Autoconsumo), que permitirá a racionalização do uso de energia, neste caso concreto através de fontes renováveis.
Inovação na pré-fabricação para pontes ferroviárias
Conceção novos produtos para tabuleiros de pontes ferroviárias tirando partido do potencial oferecido por materiais como o HPFRC, que será utilizado para projetar e desenvolver longarinas pré-fabricadas, sem reforço na zona atual, e vigas transversais do sistema modular de vigas-colunas.
Minimizar os efeitos do ruído do tráfego ferroviário
O transporte ferroviário é o meio de transporte que é o mais sustentável, tem o menor consumo de energia, ocupa o menor espaço e deixa a menor pegada de carbono em comparação com qualquer outro meio de transporte terrestre ou marítimo. Apesar disso, o ruído gerado por este modo de transporte constitui um grande desafio ambiental.
Transição Digital do setor da construção
O REV@CONSTRUCTION tem como objetivo desenvolver e disseminar soluções digitais às empresas do setor AEC, envolvendo desde arquitetos e projetistas, até empresas de gestão de empreendimentos ou empresas de construção.
Sistema ferroviário inteligente, sustentável e de nova geração
O projeto FERROVIA 4.0 pretende endereçar os desafios tecnológicos e de mercado que se têm colocado ao setor ferroviário, envolvendo empresas e entidades do Sistema de I&I liderados pela EFACEC Engenharia e Sistemas e pelo Cluster da Plataforma Ferroviária Portuguesa.
Sistema Inteligente de Fabricação Aditiva
Obter conhecimento crítico em Fabricação Aditiva, de materiais distintos, especificamente, materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos e cimentícios, através das tecnologias Powder Bed e Material Extrusion.
As inovações contemplam o desenvolvimento de soluções que utilizem estas tecnologias para a produção de produtos de alto desempenho.
Inovação COVID-19 MEEC
Viseiras que podem ser acopladas a qualquer EPI existente como os capacetes, pelo que a viseira em si (sem o suporte) pode ser produzida de forma massificada, com baixo custo e fácil e rápida distribuição.
COURSE – Continuous evaluation of railway tracks for efficient
asset management
Testar aplicabilidade de uma abordagem inovadora e integrada de avaliação do desempenho da via férrea que também contribua para identificar as causas das disfunções da via férrea.
GROUTRAIL
Método para reabilitar a plataforma (topo da fundação) da via-férrea através do tratamento de solos injetando ligantes sem necessidade de remover a superstrutura da via.
P4SERT
Soluções autónomas para incremento da segurança de operação em infraestruturas ferroviárias não eletrificadas.