O LABC obteve o seu certificado de acreditação nº L0315, em 18 de Fevereiro de 2003 de acordo com a norma EN ISO/IEC 17025. Este certificado, concedido pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação abrange ensaios nas áreas dos solos, agregados, ligantes betuminosos, misturas betuminosas e rochas, podendo ser consultado através do link: http://www.ipac.pt/pesquisa/ficha_lae.asp?id=L0315
Com o objetivo de garantir e melhorar as condições de Segurança e Saúde no Trabalho e a proteção do meio ambiente, prevenção da poluição e melhoria contínua do comportamento ambiental, a Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A., obteve no ano de 2005 a Certificação integrada dos seus Sistemas de Gestão da Qualidade, segundo a ISO 9001, de Gestão Ambiental, segundo a ISO 14001 e de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, segundo a ISO 45001. Tendo por base um espírito de melhoria contínua os serviços do LABC foram também inseridos em 2006 nesta tripla certificação.
Seguindo uma linha de inovação permanente, o LABC paralelamente à sua atividade de prestação de serviços, estuda e desenvolve novas técnicas construtivas e de valorização de resíduos no sentido de permitir à atividade da empresa contribuir para um desenvolvimento sustentável. Estes estudos garantem uma presença assídua do LABC nos congressos da especialidade, bem como um contributo para a comunidade científica através da publicação de artigos técnicos. Esta estratégia seguida pelo LABC contribuiu de forma significativa para a certificação da Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A. no final do ano de 2007 segundo a norma NP 4457 – Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI). Requisitos do sistema de gestão da IDI.