A construção, dada a grande espessura das aluviões (7 a 9,5 ml), foi fundada sobre estacas e executada no local da antiga Doca dos Olivais, a partir de um aterro construído sobre terrenos aluvionares (lodos e areias lodosas) com espessuras significativas que assentam no substrato miocénico.
De forma a efetuar a obra, foi necessário proceder à dragagem das aluviões lodosas e à execução de um aterro hidráulico.
Este aterro foi objeto de estudo por parte do Departamento de Geotecnia do IST que caracterizou as suas propriedades dinâmicas através de ensaios em coluna ressonante. Neste estudo, para evitar a liquefação em caso de ação sísmica, foi recomendado a vibro flutuação das areias de modo a conseguirem-se níveis adequados de compacidade.
A concretização do Oceanário integrou, nomeadamente, a prestação dos seguintes serviços e fornecimentos:
- Conceção, elaboração e execução do projeto do Oceanário e seus desenvolvimentos.
- Construção, fornecimentos, equipamentos e montagens, assim como a sua colocação, instalação e realização de testes de ensaio.
- Fornecimento, transporte, acolhimento e colocação dos animais.
- Manutenção temporária dos animais e respetivas instalações.
- Prestação de serviços de gestão e operação do Animal Husbandry e Plant Operations.
- Prestação de serviços de seleção, recrutamento e formação do pessoal do Oceanário para exercer as funções no que se refere ao Plant Operations and Animal Husbandry.