O edifício 1 é composto por um pavilhão de treinos para futsal, foyers para a realização de eventos, uma praça coberta exterior contígua ao pavilhão e estacionamento subterrâneo. O edifício 2 destina-se a receber as instalações do Canal 11, a Portugal Football School, restaurante e espaços de exposição.
Durante a obra foi necessário integrar os edifícios no terreno existente, preenchendo a depressão gerada pela construção das infraestruturas do loteamento. Os níveis adotados para o estacionamento e arena, permitiram relacionar adequadamente os espaços com as cotas altimétricas dos arruamentos envolventes e evitar que os edifícios fossem intrusivos na urbanização e paisagem.
Separar e diferenciar o pavilhão e o edifício 2 foi uma das prioridades do projeto. Desenrolou-se então a criação de dois volumes distintos com formas reconhecíveis. O pavilhão, com um volume mais regular, encontra-se perpendicular à via a poente (rua A1) e é rematado pela cobertura da praça. O edifício 2, com a sua forma mais orgânica, faz a articulação entre a rigidez dos muros de suporte e campos da CF (Norte) e o pavilhão (Sul).
Os edifícios foram implantados o mais próximo possível do lado nascente do terreno, de forma a libertar espaço entre estes e a alameda central do Loteamento do Alto da Boa Viagem. Esta opção permite ganhar espaço a poente dos edifícios para modelar o terreno em talude, relacionando a cota de acesso aos edifícios com a cota da alameda central.
Por último, foi aproveitada a variação altimétrica dos arruamentos para resolver e distinguir de forma clara os diferentes espaços exteriores e os diferentes acessos aos edifícios.
Esta obra incluiu os seguintes trabalhos específicos:
- Montagem, desmontagem e exploração de estaleiro e instalações para a obra, incluindo obras acessórias para instalações diversas;
- Execução das fundações, estrutura de betão armado e metálicas;
- Revestimentos e acabamentos gerais;
- Instalações técnicas;
- Espaços exteriores;
- Ligações exteriores;
- Ensaios e comissionamento das instalações.