Logo Mota Engil

Aeroporto Francisco Sá Carneiro

Porto, Portugal
Aeroporto Francisco Sá Carneiro
Cliente
ANA - Aeroportos de Portugal, S.A.
Local
Porto, Portugal
Data
2003 - 2006
Estado
Finalizado
O projeto consistiu na execução de um conjunto de trabalhos de estruturas, acabamentos de construção civil e instalações especiais, para a ampliação da aerogare e diversas infraestruturas do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Esta ampliação permitiu que a aerogare existente com dimensão aproximada de 200x80x12,5 m, passasse a ter 400x120x32 m.

Da obra efetuada destacamos os seguintes trabalhos:

  1. - Túneis Técnicos

Construção de um túnel, em frente à atual aerogare, do lado ar, com uma extensão de 640 m e com uma largura variável e um pé direito de 4,5 m. O túnel, encontra-se na fronteira da atual aerogare, com uma extensão de 215 m e com uma largura útil de 12,20 m, é constituído por duas cortinas de estacas secantes ∅ 500 (6.912 ml, correspondentes a 860 estacas) sendo a sua laje de cobertura betonada de encontro ao terreno. O restante comprimento do túnel é a céu aberto. Neste túnel técnico foram colocadas as instalações especiais.

  1. - Viaduto de ligação entre os “Curbsides”

Construção de um pequeno viaduto (68 m), que faz a ligação do piso 0 ao piso 3, correspondente ao terminal de partidas. Este viaduto foi construído em betão branco, sendo o seu tabuleiro pré-esforçado.

  1. - Corpo Central da Aerogare

Construção das áreas destinadas a átrios de partidas (check-in) e chegadas, serviços de apoio a passageiros e zonas técnicas do aeroporto, distribuídas por 3 pisos. O Corpo Central é o de maior dificuldade e área de construção, devido a ter sido executado com o Aeroporto em funcionamento e no espaço da antiga aerogare.

  1. - “Piers” Norte, Central e Sul e “Busgates” Norte e Sul:

Áreas destinadas ao embarque e desembarque de passageiros, espaços comerciais, serviços oficiais e aeroportuários, recolha de bagagens e áreas técnicas, distribuídas por 3 pisos. Em termos estruturais e de acabamentos, os trabalhos nestas zonas são semelhantes aos mencionados para o Corpo Central da Aerogare, sem os condicionamentos de construção.

Outros trabalhos relevantes: passadeiras e rotundas de ligação às pontes telescópicas, áreas de embarque / desembarque de passageiros, áreas de ligação entre terminais e as pontes telescópicas, estruturas de maciços em betão armado e respetivas estruturas metálicas para as 11 pontes telescópicas do terminal. Foram também estabelecidas todas as instalações hidráulicas, elétricas e mecânicas, sinalética e segurança necessária ao funcionamento da aerogare.

O que se segue

Projetos onde o futuro ganha forma