Logo Mota Engil

Aeroporto de Faro – Aerogare

Faro, Portugal
Aeroporto de Faro – Aerogare
Cliente
ANA - Aeroportos de Portugal, S.A.
Local
Faro, Portugal
Data
1986 - 1989
Estado
Finalizado
A presente obra refere-se ao projeto e execução da Ampliação do Aeroporto de Faro.

Este plano de desenvolvimento envolveu as seguintes construções:

  1. - Nova Aerogare

Este Edifício tem cerca de 40.000 m2 de área. As suas zonas de maior superfície são a plataforma e “curbside”, onde todo o processamento de passageiros se faz no nível térreo. Na metade poente as partidas e a nascente as chegadas.

À nascente localiza-se a sala de chegadas internacionais, o canal de transfer e trânsitos para a sala de embarque, com controlo de segurança e passaportes no caminho da sala de recolha de bagagens.

O “curbside” proporciona acesso ao grande hall público e aos 25 balcões de check-in com o respetivo terminal de bagagens na sua parte posterior.

A cave tem uma via de serviço e um cais para cargas e descargas de equipamentos de apoio técnico, de abastecimentos para os serviços de cozinha (que servem os restaurantes) e de mercadorias destinadas às lojas francas e concessões comerciais.

O 1° andar, em mezanine, destina-se, no segmento poente, aos gabinetes da direção do aeroporto e companhias de aviação.

Na zona central situam-se os serviços de cozinha e restaurantes 3 unidades, para passageiros e público. Na secção nascente, encontram-se as zonas de conferências e exposições (cerca de 800 m2) e um terraço de acesso público.

A Nova Aerogare tem 280 metros de comprimento e 80 metros de profundidade. O Corpo Central ocupa 20 metros dessa profundidade a toda a extensão. O átrio público tem também 20 metros de fundo e o curbside adjacente é coberto com uma pala de 10 metros de balanço.

O volume construído, virado à plataforma, tem 40 metros de profundidade e acompanha todo o desenvolvimento do corpo central que inclui um coberto de 5 metros de balanço, em toda a sua extensão.

  1. - Plataforma de Estacionamento de Aeronaves

A Nova Plataforma de Estacionamento de Aerogares, frente à Nova Aerogare permite o estacionamento, em “nose-in" de 5 aviões B747. A capacidade total do conjunto das duas plataformas (existente e nova) varia entre 16 e 22 aeronaves.

A rede de abastecimento de combustíveis foi prolongada até à nova plataforma de "pits".

  1. - Prolongamento dos Caminhos de Circulação

O Caminho de Circulação paralelo à pista, foi prolongado para ambos os lados, ligando as soleiras 11 e 29, numa extensão total de 1.700 metros.

  1. - Parque de Estacionamento de Viaturas

O novo Parque de Estacionamento de Viaturas, construído frente à Nova Aerogare, tem a capacidade para 258 ligeiros, 96 táxis, 398 car rentals e 70 autocarros.

  1. - Redes Viárias, Água, Drenagem, Energia e Comunicações

As novas Redes viárias, águas, esgotos, energia e comunicações foram executadas de forma a satisfazer as necessidades das novas áreas operacionais e da Aerogare.

O que se segue

Projetos onde o futuro ganha forma