Logo Mota Engil

Inovação

Faça Scroll
mota-engil-engenharia-inovacao-bannertopo
Inovação

Inovar faz parte do ADN da Mota-Engil Engenharia

Assumimos como desafio a capacidade de nos reinventarmos no sentido da melhoria constante e do crescimento contínuo. 

A inovação não se resume à adoção de tecnologia de ponta. Todas as dimensões do negócio requerem processos de inovação: dos recursos humanos ao equipamento e processos internos, da relação com parceiros e fornecedores à relação com os clientes.

Investimos nas nossas pessoas, na sua formação contínua, no alargamento das suas competências e no desenvolvimento de talento. Apostamos na aquisição de equipamentos avançados, na integração da IoT e em soluções ecológicas nomeadamente ao nível energético.

Integramos nos nossos processos soluções digitais através da digitalização de processos de suporte e de negócio, destacando-se a adoção da metodologia Building Information Modeling (BIM).

Participamos em Laboratórios Colaborativos com o objetivo principal de definir e implementar agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social, estimular o emprego científico e a realização de atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

Investimos em parcerias para o desenvolvimento de projetos de inovação e na criação e gestão de entidades de investigação, desenvolvimento e inovação (IDI), com múltiplos parceiros. Fomentamos a criação de emprego científico e tecnológico, altamente qualificado. A este nível destaca-se a execução de múltiplos projetos com diversos parceiros, cofinanciados por fundos europeus, em que desenvolvemos soluções inovadoras e sustentáveis.

  • ipbrail

    Inovação na pré-fabricação para pontes ferroviárias

    Conceção novos produtos para tabuleiros de pontes ferroviárias tirando partido do potencial oferecido por materiais como o HPFRC, que será utilizado para projetar e desenvolver longarinas pré-fabricadas, sem reforço na zona atual, e vigas transversais do sistema modular de vigas-colunas.
  • inbrail

    Minimizar os efeitos do ruído do tráfego ferroviário

    O transporte ferroviário é o meio de transporte que é o mais sustentável, tem o menor consumo de energia, ocupa o menor espaço e deixa a menor pegada de carbono em comparação com qualquer outro meio de transporte terrestre ou marítimo. Apesar disso, o ruído gerado por este modo de transporte constitui um grande desafio ambiental.

  • rev

    Transição Digital do setor da construção

    O REV@CONSTRUCTION  tem como objetivo desenvolver e disseminar soluções digitais às empresas do setor AEC, envolvendo desde arquitetos e projetistas, até empresas de gestão de empreendimentos ou empresas de construção.
  • ferrovia

    Sistema ferroviário inteligente, sustentável e de nova geração

    O projeto FERROVIA 4.0 pretende endereçar os desafios tecnológicos e de mercado que se têm colocado ao setor ferroviário, envolvendo empresas e entidades do Sistema de I&I liderados pela EFACEC Engenharia e Sistemas e pelo Cluster da Plataforma Ferroviária Portuguesa. 

  • sifa

    Sistema Inteligente de Fabricação Aditiva

    Obter conhecimento crítico em Fabricação Aditiva, de materiais distintos, especificamente, materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos e cimentícios, através das tecnologias Powder Bed e Material Extrusion.

    As inovações contemplam o desenvolvimento de soluções que utilizem estas tecnologias para a produção de produtos de alto desempenho.

  • groutrail_cor_logotipo_png-2048x1448

    GROUTRAIL

    Método para reabilitar a plataforma (topo da fundação) da via-férrea através do tratamento de solos injetando ligantes sem necessidade de remover a superstrutura da via.

  • Neutralidade Carbónica na Unidade de Rio Maior

    Este projeto visa a neutralidade carbónica na unidade de Rio Maior, através da aquisição de uma UPAC (Unidade de Produção para Autoconsumo) que permitirá a racionalização do uso de energia, neste caso concreto através de fontes renováveis.
  • Descarbonização das Unidades de Nelas e Valongo

    Este projeto visa a neutralidade carbónica nas unidades de Nelas (pré-fabricados) e Valongo (central de produção de betão), através da aquisição de duas UPAC (Unidade de Produção para Autoconsumo), que permitirá a racionalização do uso de energia, neste caso concreto através de fontes renováveis.

  • Inovação COVID-19 MEEC

    Viseiras que podem ser acopladas a qualquer EPI existente como os capacetes, pelo que a viseira em si (sem o suporte) pode ser produzida de forma massificada, com baixo custo e fácil e rápida distribuição.
  • COURSE – Continuous evaluation of railway tracks for efficient asset management

    Testar aplicabilidade de uma abordagem inovadora e integrada de avaliação do desempenho da via férrea que também contribua para identificar as causas das disfunções da via férrea.
  • P4SERT

    Soluções autónomas para incremento da segurança de operação em infraestruturas ferroviárias não eletrificadas.
O que se segue

Pronto para dar forma ao próximo projeto?