Logo Mota Engil
O INBRAILO que fazemosO ConsórcioContactos
O INBRAIL

Concebido para minimizar os efeitos do ruído do tráfego ferroviário

O transporte ferroviário é o modo de transporte mais sustentável, tem o menor consumo de energia, ocupa o menor espaço e deixa a menor pegada de carbono em comparação com qualquer outro modo de transporte terrestre ou marítimo.

Considerando que as barreiras sonoras atualmente aplicadas não são soluções ideais para o ruído ferroviário, o projeto “Inbrail – Innovative noise barriers for railways” visa desenvolver uma solução inovadora de barreiras sonoras, especificamente concebida para minimizar os efeitos do ruído do tráfego ferroviário.

Esta nova solução será de baixa altura, posicionada muito perto do caminho-de-ferro, e especificamente desenvolvida para superar algumas das dificuldades encontradas nas soluções tradicionais, permitindo uma melhor integração no contexto urbano e suburbano.

O que fazemos

As nossas atividades

O principal objetivo para este projeto é que este tipo de solução se torne altamente competitiva em comparação com as soluções existentes no mercado, a nível tecnológico, económico, de sustentabilidade e de impacto visual:

- Atua como barreira acústica eficaz;
- Reduziro impacto visual e ambiental;
- Soluções com geometria optimizada;
- Caráter modular e betão pré-fabricado.

Esta atividade visa definir os requisitos e especificações técnicas a que a solução a ser desenvolvida terá de estar vinculada. Trata-se de uma atividade muito abrangente, uma vez que terá de definir não só as especificações técnicas que o produto (barreira acústica) terá de cumprir, mas também definir os requisitos e implicações da sua implementação no contexto do sistema ferroviário.

INBRAIL
A Equipa

O Consórcio

O desenvolvimento deste projeto será apoiado por um consórcio estabelecido entre três entidades altamente qualificadas: Mota-Engil Engenharia e Construção (com a sua vasta experiência acumulada na indústria de pré-fabricação), Universidade de Coimbra (conhecimento científico e experiência em bom desempenho de diferentes soluções de mitigação), e finalmente Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (desempenho global dos sistemas ferroviários).

O projeto é também apoiado por duas administrações de gestão ferroviária (como parceiros), nomeadamente o Metro do Porto e a Infraestruturas de Portugal. O projeto implica um investimento total da ordem de 1 milhão de euros.
Fale connosco
© 2022 INBRAIL – Innovative noise barriers for railways