Objectivo de estudar as condicionantes hidrogeológicas que caracterizam a zona de implantação da captação e do reservatório da Madalena, e ao longo do traçado das condutas de distribuição do sistema de abastecimento de águas – Água Clara 1 e 2, na ilha de São Tomé.
A campanha de prospecção geofísica realizada para o projecto do sistema de abastecimento Água Clara 1 e 2, foi dividida em três campanhas com diferentes objectivos e áreas de intervenção.
No local onde irá ser construída a captação da Madalena, foram realizados 5 perfis de resistividade eléctrica com 117,5 m de comprimento com o objectivo de estudar as condicionantes hidrogeológicas que caracterizam a zona, distribuídos in situ de acordo com os condicionantes logísticos e tendo em conta as observações da morfologia / geologia local.
Assim sendo pretendeu-se com esta campanha de prospecção geofísica realizada na área da captação da Madalena, caracterizar estratigraficamente a zona, definindo a geometria de camadas e respectiva constituição, bem como, detectar eventuais zonas de fracturação e/ou cavidades associadas à circulação de água.
Ao longo do traçado das condutas de distribuição do sistema de abastecimento Água Clara 1 e 2, foram realizados 20 perfis de resistividade eléctrica de 24 m de comprimento, com um espaçamento entre perfis de cerca de 1000 m. Pretendeu-se com esta campanha medir pontualmente ao longo do traçado, os valores de resistividade eléctrica dos materiais atravessados, para utilização destes valores no cálculo de protecção catódica e do potencial de corrosão dos solos.