2008-2010
O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, INL, é uma organização intergovernamental criada para fomentar a investigação interdisciplinar em Nanotecnologia e Nanociência. Situado em Braga, o edifício demorou cerca de dois anos e meio a ser concluído.
A empreitada foi dividida em duas fases. A primeira incluiu demolições, movimentação de terras, execução de fundações, de estrutura, de muros de contenção e de redes enterradas, execução de parte de toscos, assim como da cobertura e das fachadas e caixilharias exteriores. A segunda fase, relativa aos acabamentos, consistiu na execução de fachadas com recurso a painéis GRC e caixilharia de alumínio, aplicação de telas de impermeabilização nas coberturas. Foram igualmente executadas as instalações especiais, rede de águas e esgotos, de incêndio, de gás, AVAC e fluidos. Nos arranjos exteriores, os trabalhos contemplaram modelação paisagística, revestimento vegetal, instalação de rede de rega, de iluminação e execução de pavimentos em granito.
O INL encontra-se implantado num terreno com 47.000 m2 de área e compreende três corpos separados em termos funcionais: Edifício Principal, que inclui Auditório, Laboratórios e Gabinetes, Salas Limpas e Edifício Social.
O INL resulta de um Memorando de Entendimento que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e o Ministério da Educação e Ciência de Espanha assinaram em 19 de Novembro de 2005 para a criação e operação conjunta de um Instituto de Investigação e Desenvolvimento em alta tecnologia.