Integrada no Lote 1 do Programa de Modernização do Parque Escolar, destinado ao Ensino Secundário, a intervenção no Liceu Passos Manuel, em Lisboa, consistiu na remodelação e reabilitação dos edifícios existentes, na construção de novos edifícios e arranjos dos espaços exteriores.
Permitir a melhoria das condições de segurança e acessibilidade, assim como conferir às instalações escolares todas as valências necessárias ao melhor cumprimento dos currículos letivos foram os objetivos da obra, que contemplou a recuperação do edifício existente, a construção de um refeitório e de um pavilhão polidesportivo, assim como a remodelação das diferentes alas do edifício principal e dos espaços exteriores.
À semelhança dos trabalhos em outras escolas, um dos grandes desafios inerentes a toda esta operação residiu na conciliação da execução dos trabalhos com o normal funcionamento das escolas, com vista a assegurar a realização das mesmas, bem como a realização dos trabalhos de requalificação em segurança e com o mínimo de perturbação possível para todas as partes envolvidas.
De sublinhar que, tratando-se de um edifício classificado do séc. XX, a metodologia de intervenção exigiu o respeito absoluto do conjunto arquitetónico, reabilitando e revitalizando todo o sistema estrutural com recurso a ações pontuais, tendo em conta a reparação de elementos danificados em detrimento da remoção e substituição de materiais e tecnologias.