Hidráulicas

Canal Alvito Pisão

Canal Alvito Pisão2006-2008

A obra, integrada no Sistema Primário de Rega do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, contemplou a execução dos 1.º, 2.º e 3.º Troços do Canal Alvito – Pisão, localizado no distrito de Beja, concelhos de Alvito e Cuba. Com um desenvolvimento desde a Tomada de Água na Albufeira do Alvito até à ER 5 / Reservatório Cuba-Oeste, a empreitada estendeu-se num total de cerca de 20,170 km. O valor ascendeu a 33 milhões de euros.

A intervenção teve base na execução de três troços consecutivos: Barragem do Alvito – Circuito Hidráulico de Barras/Odivelas (troço 1); Circuito Hidráulico de Barras/Odivelas – Adutor da Vidigueira (troço 2); Adutor da Vidigueira – Reservatório Cuba-Oeste (R1) (troço 3).

No que diz respeito às infraestruturas principais, foram realizados nove troços de canal em secção trapezoidal, com um comprimento total de 18.702 m, três troços de secção retangular coberta (construído em cut and cover), com septo central e um comprimento total de 265 m, assim como três troços em sifão, constituído por três linhas de tubagem em betão armado com alma de aço DN 2500, com um comprimento total de 1.365 m.

Fez ainda parte da empreitada a construção de diversas estruturas complementares, como a tomada de água na barragem do Alvito, a derivação para o circuito Barras – Odivelas, a derivação para o adutor de Cuba – Vidigueira, a derivação para o reservatório R1 (Cuba Oeste), as estruturas de regulação, os descarregadores de emergências, as passagens hidráulicas, superiores e para fauna, as rampas de salvamento e acesso ao canal, assim como os caminhos de serviço, vedações e portões.