2002-2008
Foram várias as empreitadas realizadas no Aproveitamento Agrícola da Cova da Beira, na Beira Interior, nomeadamente a Rede de Rega do Bloco do Sabugal, as Redes Secundárias de Rega, Viária e Drenagem do Bloco da Covilhã, a segunda fase do Canal Condutor Geral e do Reservatório de Monte do Bispo, as Redes Secundárias de Rega (T5 E (T6) E (T7), Drenagem e Viárias dos Blocos de Belmonte e Caria.
Rede de Rega do Bloco do Sabugal – consistiu na construção de uma rede de rega para uma área de 130 ha, cuja captação é feita diretamente na barragem do Sabugal e engloba a instalação de 11044 de Condutas em PEAD e FFD devidamente equipadas com descargas de fundo e ventosas e também a aplicação de hidrantes e bocas de rega.
Redes Secundárias de Rega, Viária e Drenagem do Bloco da Covilhã – os trabalhos relativos à rede de rega englobaram a integral execução do conjunto de obras de construção civil e de movimentação de terras e o fornecimento, montagem e instalação de equipamentos. A rede viária e rede de caminhos a reabilitar é composta por 16 caminhos numa extensão total de 30 km. Na rede de drenagem foram executados trabalhos para regularização e limpeza de linhas de água existentes.
Segunda fase do Canal Condutor Geral e do Reservatório de Monte do Bispo – contemplou a construção da segunda fase do Canal Condutor Geral numa extensão de cerca de 14 km tendo ainda sido contemplada a construção de um Sifão invertido na Ribeira do Casteleiro, o Túnel de Monte do Bispo e o Reservatório de Monte do Bispo que é uma barragem em aterro de perfil zonado.
Redes Secundárias De Rega (T5 E (T6) E (T7), Drenagem e Viárias Dos Blocos de Belmonte e Caria – compreendeu as Redes de rega, drenagem e viária em condutas de tubagem de betão pré-esforçado com alma de aço e de polietileno de alta densidade num total de 136,9 km e realização do reservatório de Belmonte. O traçado da rede de rega, que se traduz numa área equipada de 1.606 ha, atravessa os concelhos de Belmonte e Sabugal, abrangendo as freguesias de Belmonte, Caria, Maçainhas e Inguias (Belmonte) e as freguesias de Bendada e Casteleiro (Sabugal). Localiza-se entre a Ribeira de Valverdinho e a Serra da Esperança, estendendo-se ao longo da Ribeira das Inguias e seus afluentes – Ribeiras das Maçainhas e do Carvalhal.