Hidráulicas

Aproveitamento Hidráulico Odeleite-Beliche

A conceção do Aproveitamento Hidráulico Odeleite – Beliche destina-se ao abastecimento de água aos concelhos do Sotavento Algarvio e à rega de cerca de 8.000 ha de solos agrícolas desta sub-região. A empreitada consistiu na execução da Barragem de Odeleite e da Adução de Beliche, que compreendeu o Túnel de Beliche e a primeira fase da ETA de Tavira. Os trabalhos desenvolveram-se ao logo de oito anos e rondaram os 95 milhões de euros.

A barragem de Odeleite é de enrocamento, com cortina de impermeabilização de betão, localizada no paramento de montante, apoiada num plinto também de betão. O coroamento da barragem, com 12 m de largura, desenvolve-se ao longo de cerca de 347 m, à cota 55 m. A altura da barragem, desde o plano da zona mais baixa da fundação, é de 65 m.

Para permitir a construção da barragem foi feito o desvio da ribeira de Odeleite através de uma galeria de soleira horizontal, com secção em ferradura, com 7,7 m de diâmetro. Foram construídas duas ensecadeiras: uma a montante, com o coroamento à cota 17,30 m, e outra de jusante à cota 11,00 m. A restituição faz-se através de uma bacia de dissipação por ressalto hidráulico de secção trapezoidal com largura inicial de 14 m, e final de 24 m, com 45 m de comprimento.

O caudal de dimensionamento do desvio provisório, correspondente a um período de retorno de 50 anos, é de 485 m3/s.

O descarregador de cheias, frontal, desenvolve-se na margem esquerda com crista à cota 42 m. Possui dois vãos de 6,7 m equipados com comportas de segmento com comando automático. À testa de montante do descarregador de cheias segue-se um poço a 45° que irá confluir com a galeria do desvio provisório, desembocando na bacia de dissipação.

Foi também executada uma pequena tomada na albufeira de Odeleite, junto à barragem, na margem esquerda, direcionada para a rega de cerca de 250 ha na várzea da ribeira de Odeleite até as margens do Guadiana.

A Adução Beliche englobou a execução de várias estruturas, nomeadamente: Tomada de Água na albufeira de Beliche; Túnel de Beliche; Chaminé de Equilíbrio n.º 1; Estação Elevatória EE1; Chaminé de Equilíbrio n.º 2; Estação Elevatória EE2; Reservatório de Sto. Estevão; Estação Elevatória EE3-U; e quatro Troços de Conduta.

As albufeiras de Odeleite e de Beliche são ligadas através de um túnel, por forma a funcionarem como sistema de vasos comunicantes. Este tem uma secção tipo portal de cantos arredondados com 3,3 m de largura e 3,3 m de altura, sendo o caudal máximo previsto a ser escoado no túnel de 25 m3/s.

A Estação de Tratamento de Água de Tavira garante o tratamento de água para abastecimento ao Sotavento Algarvio, estando preparada para uma produção máxima de 2,2 m3/s. A primeira fase contemplou execução de estrutura para produção de água potável de 1.1 m3/s.