Logo Mota Engil

Hospital Beatriz Ângelo

Lisboa, Portugal
Hospital Beatriz Ângelo
Cliente
HL Construção ACE
Local
Lisboa, Portugal
Data
2008 - 2011
Estado
Finalizado
O Hospital Beatriz Ângelo é um hospital público, pertencente ao Serviço Nacional de Saúde, integrado na Unidade Local de Saúde Loures-Odivelas. Trata-te de um edifício com 1 piso em cave e zonas com 1, 2 e 5 pisos elevados.

Durante a obra foram também desenvolvidos trabalhos de modelação de terras, rede viária, pavimentos, rede de rega, iluminação exterior, mobiliário urbano, instalação de infraestruturas técnicas necessárias para o correto funcionamento hospitalar e colocação em serviço, instalações especiais médicas hospitalares e diversas instalações técnicas, tais como sistemas abastecimento de água, saneamento, gás, rede contra incêndios, aquecimento, ar condicionado e pressurização de salas com filtragem química, sistema de cabos estruturados, sistemas e circuitos elétricos e eletromecânicos, grupos geradores elétricos de emergência, sistema de gases medicinais, sistema de redes de voz e dados, gestão técnica centralizada e de monotorização, sistemas de segurança integrada.

Nos pisos 0, 1 e 2, o podemos encontrar 2 áreas retangulares com dimensões de 220mx23m e 220mx30m, ligadas entre si por 4 corpos retangulares perpendiculares. Destacam-se ainda 3 outras zonas perpendiculares ao corpo superior, com dimensões em planta de aproximadamente 15mx45m e uma com 40mx45m.

Nos pisos 3, 4 e na cobertura, o edifício é formado por um corpo horizontal retangular com dimensões 170mx15m ao qual se ligam 3 corpos na parte superior com dimensões 16.5mx63m e 2 corpos na parte inferior com dimensões 12mx25m.

A solução estrutural adotada consiste, em termos gerais, num conjunto de pilares de betão armado, dispostos numa malha regular e ortogonal com vãos de 7.50m em ambas as direções, complementado por um conjunto de paredes de betão armado localizados, na sua maioria, nas zonas de escadas, elevadores e envolvendo algumas couretes. Este conjunto de pilares e paredes suporta as lajes dos diferentes pisos, as quais são em geral fungiformes maciças.

Os paramentos exteriores de fachada são constituídos por alvenaria furada com isolamento térmico exterior em sistema ETICS (tipo Cappotto) ou em fachada ventilada com painéis de revestimento em compósito tipo Alucobond.

Os pisos do hospital respondem a diferentes objetivos e dividem-se da seguinte forma:

Piso – 1: Estacionamento, serviços farmacêuticos, restaurante do pessoal, cozinha, arquivos e vestiários, manutenção, gestão técnica, data center, armazéns, central de esterilização, rouparia, central de laboratórios, resíduos e casa mortuária, cais de mercadorias, depósitos de água e central térmica.

Piso 0: Hospital de dia médico/diálise, medicina física e reabilitação, saúde ocupacional, serviço social, consultas externas, serviços administrativos, medicina nuclear, pedopsiquiatria, psiquiatria, urgência obstétrica/ginecológica, urgência pediátrica, urgência geral, zona cirúrgica e imagiologia.

Piso 1: Pediatria, exames especiais, consultas externas, unidade cuidados intermédios polivalentes, unidade de cuidados intensivos/intermédios, hospital de dia cirúrgico, bloco de partos, bloco operatório, anestesiologia.

Pisos 2, 3 e 4: Hospital de dia médico/diálise, medicina física e reabilitação, saúde ocupacional, serviço social, consultas externas, serviços administrativos, medicina nuclear, pedopsiquiatria, psiquiatria, urgência obstétrica/ginecológica, urgência pediátrica, urgência geral, zona cirúrgica e imagiologia.

O que se segue

Projetos onde o futuro ganha forma