O porto é um ponto de ligação ao projeto IIRSA NORTE, que contemplava a construção de um corredor multimodal de transportes Oeste-Leste, conectando a costa norte do Peru ao Brasil.
De forma a concretizar o propósito do projeto, foram realizados os seguintes trabalhos:
Dragagem:
Para garantir o bom funcionamento do terminal de contentores, as zonas dragadas foram as seguintes:
- Canal de acesso à doca de manobras;
- Zonas de atracagem em frente ao cais de contentores;
- Nova área de parque de contentores;
Aterro:
A área onde foi construído o parque de contentores, foi dragada para profundidades de NMBSO-5.0 m a NMBSO+0.0 m em direção à terra. Uma camada de 4 m de espessura de material macio foi dragada e depositada em áreas de aterro autorizadas no mar.
Na zona do parque de contentores existem solos moderadamente compactados e a partir de NMBSO-25.0 m uma rocha de xisto altamente alterada, com intrusões de lentes de caliche e gesso de cor castanho-amarelada com uma espessura de cerca de 14 m (perfuração BH-108).
Foram ainda realizados trabalhos de enrocamento de proteção nos taludes dos aterros.
Trabalhos no cais:
O cais é constituído por uma laje com vigas de betão armado, apoiadas em 5 fiadas de estacas metálicas, com um espaçamento médio de 4,50 m entre cada fiada.