Os agregados são o recurso mais importante de diversas atividades na área da construção, necessitando esta de quantidades e requisitos específicos.
Em média, cada um dos nossos centros produz 16 referências de agregados, sendo a distinção dos mesmos realizada primariamente, através da dimensão das partículas. A granulometria, o teor de finos, os índices de achatamento e de forma, assim como a resistência à fragmentação e ao polimento acelerado são outros dos requisitos a ter em conta neste processo.
Apoiamos ainda a pesquisa e arranque das pedreiras da Mota-Engil Engenharia a nível internacional, com transferência de mão-de-obra qualificada, escolha e cedência de equipamento apropriado, bem como planos de lavra.
Na pedreira de Santo Tirso possuímos também a licença de operador de tratamento de resíduos.
Todos os agregados produzidos pela Mota-Engil Engenharia – Agregados, em função da sua aplicação, respeitam os standards normativos europeus.
Influência local
A exploração de pedreiras é vista pelas comunidades como poluente e prejudicial ao meio ambiente, principalmente devido à falta de informação. Em comparação com outras atividades, as pedreiras causam menos poluição do que se imagina pois manuseiam um produto natural sem contaminantes significativos. O impacto paisagístico é temporário e pode ser mitigado através da recuperação paisagística podendo, inclusive, criar melhores condições que as existentes antes da exploração.
O ruído, poeira e o risco de contaminação dos aquíferos são impactos controláveis, se forem usadas as melhores práticas e técnicas. Assim, o impacto ambiental pode ser minimizado com boas práticas e recuperação pós-exploração.
Agregados utilizados na preparação de plataformas que recebem os pavimentos rodoviários, vias-férreas ou edifícios. Divergem em dimensão e granulometria de acordo com a finalidade, condições do terreno e fase construtiva.
Os AGE – Agregados de Granulometria Extensa – permitem robustas Compactações e Enrocamentos, excelentes leitos drenantes.