A fase de movimento de terras e a estrutura em betão armado já existente (2007) nunca foi concluída com vista ao setor hoteleiro. Em 2018 iniciou-se a construção de mais um bloco, estruturas de apoio e áreas técnicas adaptando todo o complexo com as condições ideias para a receção de hóspedes.
Integrado numa extensa área de 241.367m2, este empreendimento turístico de 5 estrelas possui 122 quartos e 95 apartamentos integrados em quatro blocos que se encontram interligados por galerias técnicas e em perfeita harmonia com a natureza e a vista sob a costa algarvia.
Esta obra contou com a participação de várias áreas especializadas da Mota-Engil Engenharia, como por exemplo as áreas de Arquitetura, Betões, Eletromecânica, Pré-fabricados e Rochas Ornamentais. Esta é uma clara demonstração das competências internas e capacidade de execução das diferentes valências técnicas existentes na empresa.
Toda a área construída e decoração do hotel foi executada com o propósito de representar Portugal, desde a costa algarvia, a calçada portuguesa, os azulejos e a porcelana até às oliveiras e amendoeiras. A portugalidade está presente um pouco por todo o empreendimento.
O Hotel W Algarve com o seu posicionamento para um segmento de luxo tem uma vasta oferta de commodities, tais como SPA, ginásio, piscinas ou espaços verdes, assegurando assim uma estadia de topo. De realçar igualmente que 85% dos apartamentos oferece vista para o mar, conferindo uma ligação especial com as paisagens algarvias.