A obra foi constituída pelos seguintes trabalhos específicos:
- Demolição da soleira existente;
- Escavação da soleira existente e nichos;
- Suporte Primário e revestimento definitivo da soleira;
- Revestimento definitivo dos hasteais e abóbada, incluindo impermeabilização;
- Limpeza e tratamento das faces aparentes do revestimento das alvenarias existentes dos hasteais e abóbada;
- Pregagens, Injeções e Drenagem;
- Instalações Elétricas, Ventilação, Automação e Rede de Incêndio;
- Execução de via betonada, em bitola 1668 mm em fixação direta sobre laje flutuante, contínuo sem fixação em laje flutuante e contínuo sem fixação sobre laje de betão;
- Assentamento de aparelhos de via betonados;
- Assentamento de via balastrada em bitola 1668 mm;
- Execução de soldaduras aluminotérmicas;
- Esmerilagem preventiva;
- Execução de juntas isolantes coladas;
- Montagem de catenária em sistema 25 kV;
- Montagem de feeder para alimentação de energia à catenária.
O processo englobou ainda a execução de via betonada e balastrada e a construção de um novo sistema de tração elétrica (catenária) no âmbito da reabilitação do Túnel do Rossio.
Estes trabalhos compreenderam o assentamento de via em bitola 1668 mm em 6 tipologias distintas:
- Via com fixação direta (Vossloh 336) sobre laje flutuante – carris salientes. O sistema consiste na colocação da manta resiliente CDM DFMA H13 & 26 (atenuação 40-125 Hz (dBV)≥ 20);
- Via com fixação direta (Vossloh 336) sobre laje flutuante – via embebida. O sistema consiste na colocação de isolamento vibrático de carris CDM MTA-5 e na colocação de manta resiliente CDM DFMA H13 & 26. (atenuação 40- 125 Hz (dBV) ≥ 20);
- Via contínua sem fixação sobre laje flutuante – carris embebidos. É composto pelo sistema CDM PREFARAIL CLASSIC com manta resiliente CDM DFMA H13 & 26. (atenuação 40-125 Hz (dBV) ≥ 20;
- Via contínua sem fixação sobre laje de betão. É composto pelo sistema CDM PREFARAIL COMFORT (atenuação 40-125 Hz (dBV) ≥ 10);
- Via em laje existente com fixação direta;
- Via balastrada com travessas monobloco de betão.