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Túnel do Rossio

Lisboa, Portugal
Túnel do Rossio
Cliente
Refer - Rede Ferroviária Nacional, EP
Local
Lisboa, Portugal
Data
2007-2008
Estado
Finalizado
Este projeto refere-se à conclusão da reabilitação do Túnel do Rossio, com um comprimento aproximado de 2.860 m. Esta infraestrutura ferroviária permite, através da estação de Campolide, o acesso à estação do Rossio.

A obra foi constituída pelos seguintes trabalhos específicos:

- Demolição da soleira existente;

- Escavação da soleira existente e nichos;

- Suporte Primário e revestimento definitivo da soleira;

- Revestimento definitivo dos hasteais e abóbada, incluindo impermeabilização;

- Limpeza e tratamento das faces aparentes do revestimento das alvenarias existentes dos hasteais e abóbada;

- Pregagens, Injeções e Drenagem;

- Instalações Elétricas, Ventilação, Automação e Rede de Incêndio;

- Execução de via betonada, em bitola 1668 mm em fixação direta sobre laje flutuante, contínuo sem fixação em laje flutuante e contínuo sem fixação sobre laje de betão;

- Assentamento de aparelhos de via betonados;

- Assentamento de via balastrada em bitola 1668 mm;

- Execução de soldaduras aluminotérmicas;

- Esmerilagem preventiva;

- Execução de juntas isolantes coladas;

- Montagem de catenária em sistema 25 kV;

- Montagem de feeder para alimentação de energia à catenária.

O processo englobou ainda a execução de via betonada e balastrada e a construção de um novo sistema de tração elétrica (catenária) no âmbito da reabilitação do Túnel do Rossio.

Estes trabalhos compreenderam o assentamento de via em bitola 1668 mm em 6 tipologias distintas:

- Via com fixação direta (Vossloh 336) sobre laje flutuante – carris salientes. O sistema consiste na colocação da manta resiliente CDM DFMA H13 & 26 (atenuação 40-125 Hz (dBV)≥ 20);

- Via com fixação direta (Vossloh 336) sobre laje flutuante – via embebida. O sistema consiste na colocação de isolamento vibrático de carris CDM MTA-5 e na colocação de manta resiliente CDM DFMA H13 & 26. (atenuação 40- 125 Hz (dBV) ≥ 20);

- Via contínua sem fixação sobre laje flutuante – carris embebidos. É composto pelo sistema CDM PREFARAIL CLASSIC com manta resiliente CDM DFMA H13 & 26. (atenuação 40-125 Hz (dBV) ≥ 20;

- Via contínua sem fixação sobre laje de betão. É composto pelo sistema CDM PREFARAIL COMFORT (atenuação 40-125 Hz (dBV) ≥ 10);

- Via em laje existente com fixação direta;

- Via balastrada com travessas monobloco de betão.

O que se segue

Projetos onde o futuro ganha forma