A conceção de ambos os túneis prevê a transportação de caudais centenários (período de retorno de 100 anos), havendo uma libertação a jusante dos sistemas de drenagem e assim uma minimização dos riscos de inundação nas zonas críticas da cidade.
Os principais trabalhos incluídos no projeto foram:
- Túnel Monsanto-Santa Apolónia (TMSA):
Túnel com 4,4km de comprimento e diâmetro útil de 5,5m. A executar com recurso a Tuneladora, que foi montada em Campolide e desmontada frente a S. Apolónia.
- Túnel Chelas-Beato (TCB):
Túnel com 1,1km, para executar com a tuneladora.
- Obras associadas aos túneis:
Obras de Entrada e desvio de caneiros (TM1 e TC1), 3 vórtices para integração das redes pluviais (TM2, TM3, TM4) e obras de descarga sobre o Rio Tejo (TM5 e TC2).
- Requalificação dos Espaços Exteriores de Santa Apolónia:
Instalação artística de “Land Art”; Largo dos Caminhos de Ferro/Av. Infante Dom Henrique; envolvente à Ermida do Senhor Jesus da Boa Nova.