O cais é constituído por uma laje vigada de betão armado assente em 5 fiadas de estacas de betão armado com 1,30m de diâmetro. Este tabuleiro tem uma largura total aproximada de 36m, englobando assim ambos os carris do caminho de rolamento dos pórticos de descarga dos contentores. As estacas em betão armado são construídas com recurso a camisa metálica perdida.
O revestimento do talude do pedra-pleno inferior ao tabuleiro é protegido por camada dupla de enrocamento de 1 a 2 toneladas. O terrapleno no tardoz do cais foi totalmente realizado com material pétreo proveniente da pedreira de Monte de Chãos (Sines). Tem cerca de 20.000m2 de pavimento, com uma camada de desgaste de blocos pré-fabricados de betão.
O tabuleiro e a frente de acostagem são apetrechados com as defensas e cabeços de amarração e demais acessórios, redes técnicas e equipamentos, proporcionando uma eficiente utilização e apoio às operações da carga contentorizada. Toda a área de manobra e acostagem dos navios, com fundos à cota -16.50 ZH, após dragagem por equipamento flutuante.
O projeto variante apresentado pela área de infraestruturas portuárias da Mota-Engil Engenharia para a ampliação do cais acostável, é idêntico ao construído nos Terminais Ro-Ro, Ampliação Norte e Granéis Líquidos, Especializado de Pescado no Porto de Aveiro, Trem Naval do Porto de Aveiro e Novo Terminal Ferryboats de Troia.
As estacas que constituem a fundação do tabuleiro do cais, foram cravadas, furadas e betonadas por meios flutuantes.
O cais é totalmente betonado “in situ” com recurso a um sistema de cofragem auto-lançado, assente sobre as estacas, segundo uma técnica correntemente utilizada na construção de pontes e viadutos de tramos múltiplos. Tem-se assim uma solução constituída por uma laje nervurada apenas numa direção, com as nervuras dispostas paralelamente à frente do cais.
O tabuleiro é formado por uma laje de 0,45m de espessura monoliticamente apoiado em cinco nervuras longitudinais apoiadas nas estacas. O tabuleiro é composto por quatro módulos, separados por juntas de dilatação, dispondo nos topos de vigas transversais que conferem uma maior rigidez à estrutura.
Com o avanço de cada módulo de cais, foram executados uma série de trabalhos a montante, que complementam a funcionalidade final da estrutura, tais como:
- Muros de vedação;
- Iluminação exterior;
- Sinalização horizontal;
- Infraestruturas para redes elétricas e telecomunicações, pavimentação da plataforma tardoz ao cais, apetrechamento do cais (defensas de acostagem, cabeços de amarração, escadas e argolas, carris de rolamento).
A pavimentação, alvo de uma proposta variante no decorrer da obra, permitiu recorrer ao método construtivo já utilizado na ampliação do Rail Yard, composta por camadas de pavimento sobre os solos de fundação, previamente regularizados e compactados com uma espessura total de 48cm.
Este pavimento é composto por sub-base em ABGE de 15cm de espessura, base em betão C16/20 S1 com 20cm e uma camada de desgaste de blocos de betão UNI com 10cm de altura assente numa almofada de areia com 3cm.
À medida que os módulos de cais e plataforma tardoz iam sendo concluídos, foram efetuadas as correspondentes receções parciais da obra, permitindo ao dono da obra a utilização do cais para as suas operações antes de esgotar o prazo contratual.