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Terminal Cerealífero no Porto de Aveiro

Aveiro, Portugal
Terminal Cerealífero no Porto de Aveiro
Cliente
SOCARPOR - Sociedade de Cargas Portuárias (Aveiro), S.A.
Local
Aveiro, Portugal
Data
2007 - 2008
Estado
Finalizado
O Terminal Cerealífero no Porto de Aveiro é um empreendimento de grandes dimensões e pode ser considerado de grande impacto na economia.

Esta obra ‘chave na mão’, situada junto ao canal principal de navegação do Porto de Aveiro, está implantada num terreno com uma área total de 20.250 m2.

O terminal para cereais do Porto de Aveiro contempla 16 silos metálicos de vários diâmetros e toda uma linha de equipamentos (tapetes, tremonhas, gruas, instalações elétricas) que permitem o armazenamento dos materiais que chegam por via marítima e posteriormente são distribuídos por veículos terrestres.

Umas das complexidades da obra foi o local de implantação dos silos ser constituído por um complexo aluvionar de areias finas a médias micáceas e areias lodosas que sobrepõem argilas siltosas, muito rijas, com intercalações de calcário. Foram, devido a este facto, realizados trabalhos de movimentação de terras e trabalhos preparatórios e fundações.

A estrutura base dos silos assenta em lajes / maciços de fundação que, por sua vez, são suportados por estacas de fundações com Ø800mm e Ø1000mm e comprimentos unitários de 27m. Durante a execução, foi necessária a utilização de fluido estabilizador (lamas bentoníticas) para sustentação das paredes das estacas durante o processo de furação.

No total da obra fazem parte 16 silos metálicos, sendo o de maior diâmetro de 18,2m (6 unidades), existindo igualmente 6 silos metálicos com 14,6m de diâmetro, sendo os restantes de 12,7m (4 unidades) e ainda um silo com 5,5m (descargas para vagões) dois silos com 4,6m de diâmetro (descarga para camiões). Em termos altimétricos, os corpos principais dos silos atingem cerca de 30m de altura. Todos contemplam acessórios, varredoras e caleiras técnicas para arejamento e controlo de temperatura, ressalva-se neste ponto a preocupação integral a nível ambiental.

Características relevantes da obra

  1. - Descargas de navio e receção portuária;

  2. - Extração e alimentação de células de expedição a granel;

  3. - Receção rodoviária e ferroviária;

  4. - Periféricos;

  5. - Automação;

  6. - Sistema logístico de viaturas.

Descargas de navio e receção portuária

A descarga é realizada com recurso a uma grua montante, cujo balde alista uma tremonha móvel. A partir desta, os cereais são encaminhados para a secção de pré-limpeza e pesagem, sendo, de seguida distribuídos pelas diferentes células. Em termos de controlo de segurança, todas as células são equipadas com o nível máximo, assim como o seu sistema de termometria.

Extração e alimentação de células de expedição a granel

Esta operação realiza-se a um débito de 500 t/h e pode ser realizada em simultâneo com a operação de descarga de navios. Os pontos de carga a granel, correspondem aos locais junto ao cais marítimo (à saída da tremonha móvel), carga rodoviária e um ponto de carga ferroviário, localizado no ramal existente, podendo, quando não há vagões, servir também de ponto de carga rodoviária.

Receção rodoviária e ferroviária

Esta ação efetua-se a partir de duas tremonhas de receção rodoviária, de modo a permitir a descarga simultânea, de 2 camiões. A automatização das operações de carregamento rodoviário foi implantada com recurso à instalação de duas básculas sob os pontos de carga dos silos e dois pontos de carregamento a granel para possibilitar que os movimentos das viaturas se efetuem de modo autónomo. Por último, foi instalado um posto automático para validação da operação de carregamento na saída das viaturas e correspondente impressão dos documentos de acompanhamento.

A zona de carregamento ferroviário foi equipada com duas básculas ferroviárias e dois postos de carregamento a granel com capacidade de impressão de documentos comprovativos das operações de carga.

Periféricos

Deu-se a instalação de um grupo gerador de ar comprimido a compressores e respetiva instalação de distribuição dos diversos pontos de consumo. Existe ainda um posto de transformação e uma rede de instalação de iluminação e tomadas.

Automação

A instalação está preparada para operar de uma forma totalmente automática e remota a partir da torre de controlo. Adicionalmente, a partir do sistema montado, a unidade é gerida de uma forma integrada, com informação em tempo real, não só do que existe armazenado, como do que foi movimentado desde a sua colocação em serviço.

Sistema logístico de viaturas

Este sistema é muito inovador e introduz uma nova filosofia na logística de movimentação de camiões para cargas e descargas, numa unidade industrial, permitindo:

  1. - Funcionamento de uma unidade industrial em regime completo de self – service;

  2. - Períodos de expedição e receção de 24 horas sem aumento de custos operacionais;

  3. - Redução de custos com pessoal;

  4. - Contacto total de acessos com garantia de rejeição de transações não autorizadas;

  5. - Completa monitorização e rastreabilidade de cada transação de pesagem;

  6. - Automatização e aumento da fiabilidade na gestão de informação;

  7. - Aumento da qualidade do serviço prestado;

  8. - Melhoria da imagem projetada pela unidade industrial.

A solução foi concebida de forma a fornecer um sistema crítico, de alta disponibilidade, com elevados desempenhos a nível de comunicação e com uma estrutura escalável e tecnologicamente evoluída, composta por software de controlo e gestão de transação de pesagem e equipamentos físicos que efetuam o diálogo com o operador através da validação da sua identificação, controlo das operações programadas e indicação sobre a evolução do estado do seu processo até à sua conclusão.

Os equipamentos que compõem o sistema logístico de viaturas são desenvolvidos utilizando as tecnologias de automação mais robustas para a área industrial, permitindo um funcionamento contínuo sem intervenção de operadores e com reduzidos custos de manutenção.

O que se segue

Projetos onde o futuro ganha forma