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Concessão das Beiras Litoral e Alta – A25

Norte de Portugal
Norte de Portugal
Cliente
Ascendi Beiras Litoral e Alta, Auto-Estradas das Beiras Litoral e Alta, S.A.
Local
Norte de Portugal
Data
2003 - 2006
Estado
Finalizado
A Concessão consistiu na construção dos seguintes lanços de Autoestrada:

- A25 / IP5 - Sublanço IC2 / Talhadas (Obras de Arte Correntes e obras de Arte Especiais (Pontes e Viadutos);
- A25/IP5 - Talhadas / Vouzela (Obra Geral);
- A25/IP5 - Vouzela / Boa Aldeia (Obra Geral e Obras de Arte Especiais);
- A25/IP5 - Sublanço Nó de Boa Aldeia - IP3 / IP5 Poente e IP3 / IP5 Norte (Obras de Arte Especiais);
- A25/IP5 – Mangualde / Fornos de Algodres (Obras de Arte Especiais);
- A25/IP5 – Fornos de Algodres / Ratoeira Nascente (Obras de Arte Corrente e Obras de Arte Especiais);
- A25/IP5 – Ratoeira Nascente / IP2 Sul (Obra Geral).

A25 / IP5 - Sublanço IC2 / Talhadas (Obras de Arte Correntes e obras de Arte Especiais (Pontes e Viadutos))

As Obras De Arte Especiais consistiram na execução de 4 viadutos:

- Viaduto V1, com 162m de comprimento de tabuleiro, executado com recurso a vigas pré-fabricadas e pré-lajes;

  1. . Vão máximo = 20m;

  2. . Altura máxima= 39 m.

- Viaduto V2, com 132m de comprimento de tabuleiro, executado com recurso a vigas pré-fabricadas e pré-lajes;

  1. . Vão máximo = 30m;

  2. . Altura máxima= 26m.

- Viaduto V3, com 258m de comprimento de tabuleiro, executado com recurso a carros de avanço;

  1. . Vão máximo = 80m;

  2. . Altura máxima= 16m.

Obras De Arte Correntes:

1 Passagem Superior e 8 Passagens Inferiores.

A25/IP5 - Talhadas / Vouzela (Obra Geral)

17,1 Km de extensão de via com perfil transversal dotado de 2+2vias e separador central largo (4,1m).

A25/IP5 - Vouzela / Boa Aldeia (Obra Geral e Obras de Arte Especiais)

Obra Geral:

11,6 Km de extensão de via com perfil transversal dotado de 2+2vias e separador central largo (4,1m).

Obras De Arte Especiais:

Estas obras passaram pela construção de 4 viadutos:

- Viaduto V1 - com 230m de comprimento de tabuleiro, com recurso a viga de lançamento;

  1. . Vão máximo = 40m;

  2. . Altura máxima= 38m.

- Viaduto V2 - com 240m de comprimento de tabuleiro, com recurso a viga de lançamento;

  1. . Vão máximo = 40m;

  2. . Altura máxima= 44m.

- Viaduto V3 - com 221,2m de comprimento de tabuleiro, com recurso a viga de lançamento;

  1. . Vão máximo = 39,5m;

  2. . Altura máxima= 44m.

- Viaduto V4 - com 260,7m de comprimento de tabuleiro, com recurso a viga de lançamento;

  1. . Vão máximo = 39,5m;

  2. . Altura máxima= 48m.

A25/IP5 - Sublanço Nó de Boa Aldeia - IP3 / IP5 Poente e IP3 / IP5 Norte (Obras de Arte Especiais)

As Obras De Arte Especiais consistiram na execução de 5 viadutos:

- Viaduto V1 – apresenta 2 tabuleiros de 180m, largura = 13m + 13m, sendo que o tabuleiro foi construído com recurso a Cimbre ao Solo.

  1. . Vão máximo = 32,5m;

  2. . Altura máxima= 24m.

- Viaduto V2 – apresenta 2 tabuleiros de 286m, largura = 14,5m + 13m e o tabuleiro é tipo Pré-fabricado Vigas I.

  1. . Vão máximo = 26m;

  2. . Altura máxima= 17m.

- Viaduto V3 – apresenta 2 tabuleiros de 335m, largura = 13m + 13m e o tabuleiro é tipo Pré-fabricado Vigas “Caixão”.

  1. . Vão máximo = 30m;

  2. . Altura máxima= 29m.

- Viaduto V4 – apresenta os seguintes tabuleiros: Viaduto Norte de 363m, Viaduto Sul de 352,5m, Ramo A de 108,04m e Ramo I de 101m, com as seguintes larguras: Viaduto Norte = 16m, Viaduto Sul = 16m, Ramo A = 12,7m e Ramo I = 9,7m e uma altura máxima de 26,11m, o tabuleiro é tipo Pré-fabricado Vigas “Caixão”+2, Vigas Betonadas “in-situ” com 30m (Ramo A) + 26m (Ramo I).

  1. . Vão máximo = 30m;

  2. . Altura máxima= 28m.

- Viaduto V1A – apresenta um tabuleiro de 280m, largura = 30m e o tabuleiro é tipo Pré-fabricado Vigas I.

  1. . Vão máximo = 23m;

  2. . Altura máxima= 19m.

A25/IP5 – Mangualde / Fornos de Algodres (Obras de Arte Especiais)

A empreitada consistiu na execução de 4 Obras Arte Especiais (Viadutos):

- Viaduto V4 - apresenta uma extensão total de 292m, é constituído por 2 tabuleiros independentes com recurso a vigas “I” e pré-lajes pré-fabricadas que servem de cofragem à laje do tabuleiro que será betonada “in situ”.

  1. . Vão máximo = 20m;

  2. . Altura máxima= 18m.

- Viaduto V5 - apresenta uma extensão total de 444m, é constituído por 2 tabuleiros independentes, com recurso a vigas “U” e pré-lajes pré-fabricadas que servem de cofragem à laje do tabuleiro que será betonada “in situ”.

  1. . Vão máximo = 30m;

  2. . Altura máxima= 36 m.

- Viaduto V6 - apresenta uma extensão total de 504m, é constituído por 2 tabuleiros independentes, com recurso a vigas “U” e pré-lajes pré-fabricadas que servem de cofragem à laje do tabuleiro que será betonada “in situ”.

  1. . Vão máximo = 40m;

  2. . Altura máxima= 63 m.

- Viaduto V7 - apresenta uma extensão total de 443m, é constituído por 2 tabuleiros independentes, com recurso a viga de lançamento inferior.

  1. . Vão máximo = 41m;

  2. . Altura máxima= 30m.

A25/IP5 – Fornos de Algodres / Ratoeira Nascente (Obras de Arte Corrente e Obras de Arte Especiais)

A empreitada consistiu na execução de 5 Obras Arte Especiais (Viadutos) e 7 Obras de Arte Correntes (3 PI’s e 4 PS’s).

As Obras De Arte Especiais consistiram na execução de 5 viadutos executados com cimbre ao solo:

- Viaduto V1 - Comprimento de tabuleiro com 122m.

  1. . Vão máximo = 26m;

  2. . Altura máxima= 18m.

- Viaduto V2 - Comprimento de tabuleiro com 73,62m.

  1. . Vão máximo = 22m;

  2. . Altura máxima= 14m.

- Viaduto V3 - Comprimento de tabuleiro com 102,26m.

  1. . Vão máximo = 30m;

  2. . Altura máxima= 17m.

- Viaduto V4 - Comprimento de tabuleiro com 167,66m.

  1. . Vão máximo = 25,4m;

  2. . Altura máxima= 20m.

- Viaduto V5 - Comprimento de tabuleiro com 144m.

  1. . Vão máximo = 30m;

  2. . Altura máxima= 15m.

Obras De Arte Correntes:

3 Passagens Inferiores e 4 Passagens Superiores.

A25/IP5 – Ratoeira Nascente / IP2 Sul (Obra Geral)

Obra Geral:

17,3 Km de extensão de via com perfil transversal dotado de 2+2vias e separador central largo (4,1m).

O que se segue

Projetos onde o futuro ganha forma