O INL oferece um ambiente de investigação de alta tecnologia, sobre desafios em nanomedicina, nanotecnologia aplicada à nanoeletrônica ambiental e de controlo alimentar e nanomáquinas e manipulação molecular em nanoescala. O Laboratório de Nanotecnologia dispõe de cerca de 200 investigadores de topo, sendo reconhecida por ter uma elevada reputação e um nível internacional de excelência.
A obra do Laboratório foi composta por três corpos centrais.
1) Edifício Científico Principal - onde se situam as instalações científicas, os gabinetes e salas de trabalho dos investigadores e cientistas e as instalações da administração.
2) Edifício de Apoio Social - inclui a área residencial, o refeitório, infantário e outras instalações associadas.
3) “Sala Limpa” - onde se encontram as principais instalações científicas e o auditório.
Durante a construção foram privilegiadas as áreas de investigação relativas às aplicações de nanotecnologia, à qualidade alimentar e do ambiente, à nanomedicina (meios de diagnóstico e tratamento) e a sistema de nanoelectrónica.
De forma a consumar a obra com sucesso, foi necessário realizar trabalhos de múltiplas disciplinas, tais como:
- Revestimentos e acabamentos de paredes, pavimento e tetos;
- Caixilharia, carpintaria e serralharia;
- Redes e instalações especiais (redes de água, redes de águas residuais, redes de gases, instalações elétricas, instalações mecânicas, AVAC, CCTV, sistemas de segurança);
- Laboratórios e Salas Limpas de Nanotecnologia com exigências específicas para este tipo de espaços;
- Arranjos exteriores;
- Apoio à instalação de transformadores e grupos geradores relativos à empreitada de fornecimento e montagem dos transformadores e geradores de emergência (que decorrerá em simultâneo).