A proposta de intervenção apresentou uma área total de implantação de 9.482,79m2 (dos quais 4.175,57m2 eram de construção já existente, a alterar), apresentando assim uma ocupação inferior ao limite definido em regulamento no Plano Diretor Municipal de Vila Nova de Gaia.
O empreendimento é composto por 8 pisos, incluindo um piso inferior reservado às áreas técnicas de apoio às piscinas (interior e exterior). O piso 1 possui um estacionamento de 80 lugares, ginásio, spa e acesso à piscina exterior e áreas exteriores ajardinadas.
O piso 2 é reservado a salas para eventos ou reuniões. No piso acima encontram-se as áreas de serviço e técnicas do hotel e também as salas de pequeno-almoço. As áreas para o pessoal estão alocadas ao piso 4.
No piso 5 está o back office, o depósito de bagagens e os acessos verticais. No piso 6 encontramos o acesso principal, a receção, o lobby, o bar e o restaurante. As zonas de unidades de alojamento encontram-se nos pisos 2, 3, 4, 6 e 7.
O empreendimento tem 3 acessos, cada um com o seu propósito específico. O acesso 1, é o acesso principal. O acesso 2 está destinado à entrada de veículos para o estacionamento e o acesso 3 está destinado à entrada de cargas e descargas.
Em termos de arranjos exteriores procurou-se manter a mesma linguagem do menor impacto possível na envolvente (incluindo impacto nas vistas a partir do Porto).
O projeto envolveu um esforço multidisciplinar entre as seguintes especialidades:
- Escavação e contenção periférica;
- Alimentação e distribuição de energia elétrica;
- Instalação de gás;
- Redes prediais de águas e esgotos;
- Infraestruturas de telecomunicações;
- Projeto de comportamento térmico;
- Instalações eletromecânicas;
- Instalações de equipamentos e sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC);
- Sistemas de segurança integrada;
- Projeto de Gestão técnica centralizada;
- Segurança contra incêndios em edifícios (SCIE);
- Condicionamento acústico;
- Arranjos exteriores;
- Gestão de resíduos da construção.