Este projeto passou pela construção do edifício do Hospital CUF Descobertas no Parque das Nações em Lisboa. É estruturado em 3 níveis funcionais: pisos elevados, embasamento e caves.
Os pisos elevados correspondem aos pisos 2 a 7, onde estão os internamentos, o refeitório geral e as instalações da administração. O piso 2 está reservado em exclusivo à maternidade.
O Embasamento corresponde aos pisos 0 e 1 onde se localizam os serviços com maior ligação ao exterior em termos de atendimento. As caves correspondem aos pisos -1, -2 e -3 onde estão concentrados todos os serviços de apoio, zonas técnicas e estacionamentos.
A construção de um hospital é uma grande responsabilidade, não só pela sua dimensão, como pela sua funcionalidade. De forma a garantir a estabilidade e qualidade da infraestrutura, foram realizados os seguintes trabalhos específicos: movimento de terras, fundações especiais (estacas ∅ 1,00 m e paredes moldadas ancoradas), estrutura, acabamentos, arranjos exteriores, instalações especiais (águas e esgotos, redes elétricas e de segurança, gestão, elevadores, ventilação/AVAC, ar comprimido, rede de gases medicinais e posto de transformação).
Dados quantitativos do hospital:
- Número de quartos: 135
- Número de lugares de estacionamento: 226
- Número de pisos acima do solo: 8
- Número de pisos abaixo do solo: 3
- Volumetria de construção: 107.812 m3
- Área de construção: 38.357 m2