O empreendimento é constituído por 3 pisos enterrados, 2 parcialmente subterrâneos e 6 pisos elevados. Este também inclui um espaço urbano para uso público, praça ajardinada e praça com calçada, que se desenvolve em 2 níveis, com uma área total de 2.502m2.
Este foi um projeto de engenharia de grande complexidade, em grande parte pela localização e acessos limitados. O objetivo maior passou pela execução de uma estrutura para travamento das paredes de contenção constituída por cortinas de estacas secantes. Composta por lajes de betão armado, não apresentando vigas visíveis. As paredes e núcleos de betão foram criteriosamente implantados de forma a garantir a resistência às ações horizontais.
O chão das habitações é maioritariamente em madeira, com as paredes interiores e o teto em gesso cartonado pintado. Foram várias as especialidades envolvidas neste projeto, tais como, instalações hidráulicas, elétricas, sistemas AVAC e elevadores e escadas rolantes.
Com a construção de cinco novos blocos de edifícios, o empreendimento Bonjardim é um projeto que combina a tradição com a contemporaneidade e promove a reabilitação quase integral do quarteirão D. João I.
Os trabalhos realizados neste projeto envolveram:
- Demolições, contenção periférica e escavações;
- Fundações e estrutura em betão armado;
- Coberturas e impermeabilizações;
- Reabilitação da fachada existente;
- Execução de paredes divisórias;
- Montagem de cozinhas;
- Arranjos exteriores e paisagismo;
- Pinturas;
- Execução da pista de atletismo e montagem de piscinas;
- Execução da fachada D e caixilharias;
- Aplicação de cerâmicos e vinílicos;
- Aplicação de alcatifas.