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Concessão Douro Interior

Trás-os-Montes, Portugal
Concessão Douro Interior
Cliente
Ascendi Douro, Estradas do Douro Interior, SA
Local
Trás-os-Montes, Portugal
Data
2008 - 2012
Estado
Finalizado
Na rede de autoestradas dada Concessão Douro, foram executados trabalhos de obras geral, de arte correntes e arte especiais tais como pontes e viadutos.

O projeto, situado no Douro Interior, passou pela execução dos trabalhos de Obra Geral de Estrada e de Obras de Arte da Subconcessão, nos seguintes troços:

- IP2 – Vale Benfeito / Junqueira (Obra Geral, Obras de Arte Correntes e Obras de Arte Especiais (Pontes e Viadutos));

- IC5 – Murça (IP4) / Nó de Pombal (Obra Geral, Obras de Arte Correntes e Obras de Arte Especiais (Pontes e Viadutos));

- IC5 Nó de Pombal / Nozelos (IP2) (Obra Geral, Obras de Arte Correntes e Obras de Arte Especiais (Pontes e Viadutos));

- IC5 Nozelos (IP2) / Mogadouro (Obra Geral, Obras de Arte Correntes);

- IC5 – Mogadouro / Miranda do Douro (Duas Igrejas) (Obra Geral, Obras de Arte Correntes e Obras de Arte Especiais (Pontes e Viadutos));

- IP2 – Macedo de Cavaleiros / Vale Benfeito (Obra Geral e Obras de Arte Correntes).

IP2 – Vale Benfeito / Junqueira – Lote 1 (Obra Geral, Obras de Arte Correntes e Obras de Arte Especiais (Pontes e Viadutos))

Obra Geral:

28,5km de extensão de via rápida com faixa de rodagem bidirecional (2x1)duas vias (uma em cada sentido) de 3,75m de largura cada e bermas de 2,5m e vias adicionais para veículos lentos no sentido ascendente em alguns troços.

Destaque para o Túnel de Bornes que é composto por uma única galeria e foi construído pelo método top-down. Tem um desenvolvimento de 100m, 16,5m de largura e um gabarit mínimo de 5,5m. A estrutura adotada é de uma laje superior suportada por cortinas de estacas Ø1000 e um nível intermédio de escoramento que acompanha a inclinação da rasante. A laje de cobertura em betão armado apresenta uma altura estrutural de 1,2m.

Obras de Arte Especiais:

Foram construídos 9 viadutos, dois quais 2 “in situ” com Vigas de lançamento e 7 pré-fabricados com vigas caixão e Vigas em “I”.

Obras de Arte Correntes:

Foram construídas 15 passagens superiores e 9 passagens inferiores. Os tabuleiros das passagens superiores foram de um modo geral constituídos por vigas caixão e Vigas em “I” com pré-lajes tendo sido executada uma betonada “in situ” pelo método tradicional. As passagens inferiores foram construídas em estrutura “Matière” e ainda por tabuleiros em Vigas em “I”, apoiados sobre encontros.

IC5 – Murça (IP4) / Nó de Pombal – Lote 6 (Obra Geral, Obras de Arte Correntes e Obras de Arte Especiais (Pontes e Viadutos))

Obra Geral:

Construção de 24km de estrada com perfil de 7m, com duas vias (uma em cada sentido) e com bermas de 1,5m de largura. Foram também executadas vias de lentos no sentido ascendente.

Neste trecho foram construídos 3 nós de ligação a vias existentes. No início deste sublanço do IC5, o primeiro nó dá continuidade ao nó do Pópulo com o IP4.

Obras de Arte Correntes, Passagens Superiores, Inferiores, Hidráulicas e de Fauna:

Foram executadas 31 obras correntes na generalidade pré-fabricadas com sistemas Matière, Box Culvert, Vigas em “I” e Vigas caixão complementadas com pré-lajes.

O Viaduto V1N foi executado em plena via com cerca de 600m de desenvolvimento e 22m de altura no pilar mais alto. Este viaduto é pré-fabricado com recurso a Vigas em “I” e pré-lajes.

Destaque para a Ponte sobre o Rio Tua. Trata-se de uma ponte monolítica de elevada altura em que o vão central, com 220m de desenvolvimento, é o segundo maior construído em Portugal. Os dois vãos extremos com 140m cada, completam o tabuleiro com 500m de comprimento total. O pilar mais alto tem cerca de 85m e o tabuleiro constituído por um caixão monocelular em betão armado pré-esforçado construído a partir das aduelas de encabeçamento pelo método de avanços sucessivos.

IC5 Nó de Pombal / Nozelos (IP2) – Lote 7 (Obra Geral, Obras de Arte Correntes e Obras de Arte Especiais (Pontes e Viadutos))

O troço do Itinerário Complementar IC5 – nó de Pombal / Nozelos (IP2) faz parte do lanço que estabelecerá a ligação entre o IP4, próximo da localidade do Pópulo, e o IP2 em Lodões e tem um desenvolvimento de cerca de 24km. A tipologia geométrica deste lanço é de um perfil transversal de uma faixa simples e via adicional de lentos numa extensão aproximada de 5.700m.

Este troço é constituído por dois nós de Ligação à rede viária: o nó de Ansiães, que garante a ligação a Carrazeda de Ansiães e o nó de Vila Flor, de configuração tipo semi-trevo. A ligação a Vila Flor é efetuada através de uma ligação viária com cerca de 1.700m.

Esta parcela é composta por dois viadutos com extensões de 235m e 335m e 26 restabelecimentos de vias existentes aos quais estão associadas 26 obras de arte correntes (11 passagens superiores, 9 passagens inferiores e 6 passagens agrícolas).

O traçado deste lanço foi desenvolvido com características geométricas compatíveis com uma velocidade base de 100 km/h.

Das 26 Obras de Arte Correntes, 13 são constituídas por três tramos de tabuleiros de vigas pré-fabricadas em “I”, sendo as restantes estruturas abobadadas ou retangulares pré-fabricadas. Três das Obras de Arte Correntes possuem fundações indiretas – estacas moldadas “in situ”.

O tabuleiro dos dois viadutos foi executado com recurso a viga de lançamento superior. Os pilares destes viadutos foram executados com recurso a cofragem trepante.

IC5 Nozelos (IP2) / Mogadouro – Lote 8 (Obra Geral, Obras de Arte Correntes)

Obras de Arte Correntes:

Foram construídas 10 Passagens Superiores, 4 Passagens Agrícolas e 1 Passagem Pedonal.

IC5 – Mogadouro / Miranda do Douro (Duas Igrejas) – Lote 9 (Obra Geral, Obras de Arte Correntes e Obras de Arte Especiais (Pontes e Viadutos)

Esta a obra incluiu trabalhos de Terraplenagem, Drenagem, Pavimentação, Integração Paisagística, Barreiras Acústicas, Vedação, Infraestruturas para Telecomunicações, Iluminação Pública, Sinalização e Segurança, Guardas de Segurança, Reposição de serviços afetados, Passagens Inferiores, Passagens Hidráulicas, Passagens de Fauna e Passagem para Ciclovia.

O lanço do IC5 – Mogadouro / Miranda do Douro (Duas Igrejas), incluído na Subconcessão do Douro Interior, desenvolve-se no interior da Região Norte de Portugal, inserindo-se na Unidade Geográfica NUT III – Sub-região de Trás-os-Montes, mais concretamente nos concelhos de Mogadouro e Miranda do Douro. Este lanço do IC5 tem uma extensão de 37.266km tendo início nas proximidades de Mogadouro, dando continuidade ao Lanço do IC5 – Nozelos (IP2) / Nó de Mogadouro Nascente e terminando junto à localidade de Duas Igrejas, situada no concelho de Miranda do Douro.

IP2 – Macedo de Cavaleiros / Vale Benfeito – Lote 10 (Obra Geral e Obras de Arte Correntes)

Esta obra consistiu num conjunto de medidas de beneficiação a levar a cabo num troço com cerca de 10Km do Itinerário Principal Nº 2, localizado entre Macedo de Cavaleiros e Vale Benfeito, o qual integra a Subconcessão do Douro Interior.

As medidas de beneficiação do presente troço do IP2 incluíram a execução de Canal Técnico Rodoviário, a iluminação dos nós de Macedo de Cavaleiros e Nó da EN216, a colocação de barreiras acústicas e guardas de segurança, a beneficiação do pavimento com recurso à aplicação de microaglomerado betuminoso a frio, a reformulação da sinalização horizontal e vertical e a beneficiação dos elementos de drenagem.

O que se segue

Projetos onde o futuro ganha forma