Esta é uma barragem de betão gravidade clássica, embora com ligeira curvatura nos seus encontros. A sua altura máxima acima da fundação é de 33,4m e a albufeira tem 8,11 ha de área inundada e 714,6 x 10^3 m3 de volume de armazenamento total à cota do NPA (528,50). propósito singular desta barragem é assegurar o abastecimento urbano às freguesias do Concelho de Freixo de Espada à Cinta: Fornos, Freixo de Espada à Cinta, Lagoaça, Ligares, Mazouco e Poiares.
O projeto englobou as seguintes obras:
- Barragem;
- Desvio provisório do rio;
- Acessos com cerca de 1,4 km de extensão com plataforma de 7m de largura incluindo drenagem longitudinal (valeta moldada) e transversal (6 passagens hidráulicas);
- Sistema elevatório entre a albufeira da barragem e a ETA, com a seguinte constituição:
- Torre de tomada de água na albufeira;
- Estação de bombagem implantada no interior da própria torre;
- Conduta elevatória entre esta estação e a ETA.
O corpo da barragem é constituído por um bloco central com eixo retilíneo, sobre o qual está implantado o descarregador de cheias e por dois encontros laterais curvilíneos, ambos com raio de curvatura em planta de 200m.
Ao longo do coroamento, com cerca de 121m de comprimento, está instalado um tabuleiro rodoviário com 7,5m de largura e com rasante horizontal à cota 531,50. No Corpo da Barragem existem duas galerias, a Galeria Geral de Drenagem onde existem os drenos de fundação e os poços de bombagem e a Galeria de Observação, que juntamente com a GGD tem instalados os instrumentos de observação – extensómetros, bases tridimensionais, fios-de-prumo direto e invertido, piezómetros e bicas totalizadoras de caudal.
Os órgãos hidráulicos incorporados na barragem serão o descarregador de cheias, a descarga de fundo e a descarga de caudal ecológico. O descarregador de cheias, com capacidade para evacuar um caudal máximo de 50,1m3/s tem a seguinte constituição de montante para jusante:
- Soleira descarregadora livre, do tipo Creager, com crista à cota 528,50 e dividida em dois vãos de 6,25m de largura cada, separados por um pilar com 1 m de espessura, sobre o qual se apoiará o tabuleiro rodoviário;
- Canal de descarga em degraus sobre o paramento de jusante da barragem, com 13,5m de largura e declive de 1V:0,8H;
- Bacia de dissipação de energia do tipo III do Bureau of Reclamation, com 13,5m de largura e 11,9m de comprimento;
- Canal de restituição revestido com gabiões e colchões Reno.
A Ribeira de Freixo foi desviada para duas condutas de 1.2m e 1.5m de diâmetro assentes sobre torres metálicas e torres de BA respetivamente. O acesso único à obra liga a ETA de Freixo de Espada à Cinta ao longo de 1 km junto à albufeira até coroamento da barragem e depois continua 220m até próximo da barragem.
Informações adicionais da obra:
- A conduta adutora tem uma extensão de 1.20m e DN 160 mm;
- A estação elevatória tem um caudal de 20 l/s e uma altura manométrica de 44,3m;
- Os Grupos de bombagem são GRUNDFOS SB77-4-B.