A Concessão consistiu na construção dos seguintes lanços de Autoestrada:
- A11/IP9 – Celeirós (Braga) / Guimarães (Oeste) – Obras Geral, Obras de Arte Correntes e Obras de Arte Especiais (Pontes e Viadutos)
- A7/IC5 – Selho / Calvos – Obras Arte Especiais (Ponte e Viadutos)
- A7/IC5 – Calvos / Fafe Sul – Obra Geral, Obras Arte Especiais (Ponte e Viadutos)
- A7/IC5 – Fafe / Basto – Obras Geral, Obras Arte Correntes e Obras e Arte Especiais
- A7/IC5 – Basto / Ribeira de Pena – Obras Arte Especiais
- A11/IP9 – Lousada / IP4 / A4 – Obra Geral, Obra Arte Corrente e Obras Arte Especiais (Viadutos)
A11 / IP9 - Sublanço Celeiros / Guimarães Oeste (Obra Geral, Obras de Arte Correntes e Obras de Arte Especiais (Pontes e Viadutos))
Obra Geral:
14,9Km de extensão de via com perfil transversal dotado de 2x2vias e separador central largo (4,1m).
Obras De Arte Especiais:
Construção de 2 viadutos e 1 ponte:
- Viaduto s/ rio Veiga – com 176m de comprimento com vão máximo de 24m, com tabuleiro executado com vigas pré-fabricadas.
- Viaduto de Morreira – com 554m de comprimento com vão máximo de 44m, com tabuleiro executado com viga de lançamento.
- Ponte s/ rio Ave – com 280m de comprimento com vão máximo de 56,6m, com tabuleiro executado com vigas pré-fabricadas e vigas “caixão”.
Obras De Arte Correntes:
Consistiram em 7 Passagens Superiores (6 executadas com vigas pré-fabricadas e 1 “In Situ”) e 1 Passagem Inferior executada “In Situ”.
A7 / IC5 – Sublanço Selho / Calvos (Obras de Arte Especiais)
Execução de 3 viadutos:
- Viaduto da Nespereira – constituído por 2 tabuleiros, com 644m de comprimento de tabuleiro, largura 17,55m x 2, com vão máximo de 56m, executado com viga de lançamento e cimbre ao solo.
- Viaduto do Calvos – constituído por 2 tabuleiros, com 404m de comprimento, largura 17.55m x 2, com vão máximo de 42m, com tabuleiro executado por viga de lançamento.
- Viaduto do Nó do Selho – constituído por 2 tabuleiros, com 272m de comprimento, largura 12,9m x 2, com vão máximo de 32,7m, com tabuleiro executado com cimbre ao solo.
A7 / IC5 – Sublanço Calvos / Fafe Sul (Obra Geral)
8,4 Km de extensão de via com perfil transversal dotado de 2x2vias e separador central largo.
A7 / IC5 – Sublanço Fafe / Basto (Obra Geral, Obras de Arte Correntes e Obras de Arte Especiais (Viadutos)
Obra Geral:
18,6 Km de extensão de via com perfil transversal dotado de 2x2vias e separador central largo englobando um nó e 22 restabelecimentos de Estradas Nacionais, Municipais e Caminhos Rurais.
Obras De Arte Especiais:
Execução de 2 viadutos:
- Viaduto V1 - com 312m de extensão, largura de 31,95m de tabuleiro e vão máximo de 41m, executado com viga de lançamento;
- Viaduto V2 - com 340,5m de extensão, largura de 31,95m de tabuleiro e vão máximo de 39,5m, executado com viga de lançamento.
Obras de Arte Correntes:
O processo consistiu na execução de 13 passagens desniveladas para restabelecimento de vias intersetadas, sendo 9 passagens superiores e 4 passagens inferiores.
Nas passagens superiores esteve incluída a Passagem Superior 8, que se refere ao Túnel da Gandarela com 73m de comprimento, largura de 29,7m e altura média até ao terreno natural de cerca 11,5m. Este túnel foi executado pelo método invertido “Cover & Cut”.
A7 / IC5 – Sublanço Basto / Ribeira de Pena (Obras de Arte Especiais)
Os trabalhos consistiram na execução de 4 Obras Arte Especiais (2 Pontes e 2 Viadutos):
- Ponte s/ rio Tâmega – Tabuleiro de 366m em que a plataforma rodoviária é constituída por dois tabuleiros independentes, comportando, cada um, uma faixa de rodagem da Autoestrada. A solução estrutural adotada para os tabuleiros é uma solução mista, com vigas de aço e laje de betão. Os tabuleiros são executados através do lançamento incremental, a partir do encontro do lado de Basto. Os pilares e encontros são em betão armado, tendo como vão máximo 60m, altura máxima dos pilares 68,73m e área aproximada do tabuleiro de 10.530 m2;
- Ponte s/ rio Louredo – Constituída por 2 tabuleiros independentes, com 15m de largura e com uma extensão de 380m. A ponte foi executada em betão por avanços sucessivos tendo como vão máximo 120m, altura máxima dos pilares de 60m e área aproximada de tabuleiro de 11.400 m2;
- Viaduto VII – Tabuleiro com uma extensão de 529m de comprimento, executado com recurso a viga de lançamento, tendo de vão máximo 42m e área aproximada de tabuleiro 15.870 m2;
- Viaduto VIII – Tabuleiro com uma extensão de 166m de comprimento, executado com elementos pré-fabricados – vigas e pré-lajes tendo de vão 17m e de área aproximada de tabuleiro 4.980 m2.
A11 / IP9 – Sublanço Lousada / IP4 / A4 (Obra Geral, Obras de Arte Correntes e Obras de Arte Especiais (Viadutos))
Obras Gerais:
7,5Km de extensão de via com perfil transversal dotado de 2+2vias e separador central largo (4,1m). Foram ainda executadas 2 Praças de Portagem.
Obras De Arte Especiais:
As obras consistiram na execução de 2 viadutos:
- Viaduto V2 – viaduto localizado sobre o Rio Sousa, com 450m de comprimento, 30m de largura, perfazendo um total de 13.500 m2 de área de tabuleiro.
Para execução do tabuleiro foi utilizado um Cimbre Auto Lançável Inferior com Sistema OPS (Pré-esforço orgânico ou “Organic Prestressing System”), processo que era inovador em Portugal e no Mundo.
Este consiste em dotar cimbres auto lançáveis de um conjunto de cabos, macacos hidráulicos, sensores, e outros componentes, que atuam compensando as forças que a estrutura metálica está sujeita. Com este sistema foi possível realizar betonagens semanais, ou seja, reduzir o prazo de execução com notória melhoria de segurança.
- Viaduto V3 – viaduto localizado sobre a Ribeira de Caíde, com 175m de comprimento, 30m de largura, perfazendo um total de 5.250 m2 de área de tabuleiro.
O tabuleiro é constituído por elementos pré-fabricados (vigas caixão e pré-lajes) sobre os quais é realizada uma laje de betão betonada “in situ”.
Obras De Arte Correntes:
As obras incluíram a execução de 5 Passagens Superiores (com vigas pré-fabricadas) e 5 Passagens Inferiores (1 com vigas pré-fabricadas, 2 em Estruturas Matière da Maprel, 1 em Estrutura Box-Culvert da Maprel e 1 em Estrutura Metálica Armco) num total de 10 Obras de Arte.