1999-2001
A Torre S. Gabriel está localizada na zona da Expo ’98 e, a par da Torre S. Rafael, ladeia o centro comercial Vasco da Gama. Com 26 pisos e 110 m de altura (incluindo a “vela” no topo), o edifício foi construído em quase dois anos em regime de ACE.
A empreitada contemplou os trabalhos de movimento de terras, fundações e estrutura de betão armado, alvenarias e acabamentos, redes interiores de águas, esgotos, gás e aquecimento central, instalações elétricas e de telecomunicações, infraestruturas exteriores (rede de abastecimento de águas, rede de esgotos, rede de águas pluviais e rede de gás), segurança do edifício e arranjos exteriores (ruas de acesso, passeios).
O edifício foi apoiado sobre uma estrutura base já construída, a qual integra os arranques dos dois núcleos estruturais do edifício. A estrutura do embasamento do empreendimento inclui zonas de estacionamento desde o piso -5 (inclui arrecadações
individuais) até ao Piso -1.
A estrutura da torre é composta por dois núcleos estruturais (elevadores) de betão armado e um piso de trânsito com a geometria de um elipsóide, sugerindo a forma do casco de um barco, que se apoia nos núcleos estruturais do edifício e que suporta as cargas dos pisos superiores; As estruturas dos pisos superiores são constituídas por pilares metálicos e pavimentos de lajes mistas (aço/betão) apoiadas em grelhas de vigas metálicas, nos núcleos do edifício e nos pilares metálicos que, por sua vez estão apoiados no piso de transição. A zona nascente da torre tem montada uma estrutura metálica de prolongamento vertical do edifício, designada por “vela”, estrutura essa fixada a um dos núcleos do edifício por meio de varões de aço pré-esforçado.