Urbanas

Parque Desportivo de Água de Pena

2005-2007

A empreitada consistiu na conceção/construção do Parque Desportivo de Água de Pena, infraestrutura implantada sob a pista do Aeroporto da Madeira no aterro marítimo resultante da ampliação da mesma. Com duração de cerca de dois anos e meio, a obra, no valor de 17 milhões de euros, contemplou um conjunto de infraestruturas desportivas, assim como, edifícios e estruturas de apoio.
O principal objetivo foi a criação de uma ampla zona lúdico-desportiva destinada essencialmente ao desporto mas também com uma vertente mais pluridisciplinar, ligada ao lazer e para todas as idades.

O complexo oferece campos de hóquei, patinagem, futsal, minibasket, voleibol, andebol, futebol, voleibol de praia, ténis, padel, squash e madeirabol. Criaram-se também áreas de skate/bmx e de desportos radicais, nomeadamente slide e escalada.

Um deck panorâmico percorre à beira-mar quase todo o recinto, levando-nos até ao clube náutico, onde foi criado um acesso ao mar com varadouro, solários e infraestruturas de praia para os utentes.

No centro do recinto, um amplo anfiteatro permite a realização de espetáculos de diversa natureza, quer sejam desportivos, musicais ou teatrais. O complexo dispõe também de um ginásio, áreas de restauração, amplas zonas ajardinadas, circuitos de manutenção e 311 lugares de estacionamento.