1999-2000
Em conjunto com o Castelo, as igrejas de Stª Maria e de Santiago e o Convento da Graça, o Palácio da Galeria integra um grupo de monumentos de grande significado para a história da cidade de Tavira. A obra consistiu na recuperação e adaptação do Palácio da Galeria a Centro Cultural da Cidade, foi executada em puco mais de um ano.
A recuperação e adaptação do edifício passou por inúmeras demolições, restauros e soluções novas que integram o conforto da era moderna com os materiais e processos de construção antigos.
A intervenção consistiu na recuperação integral do imóvel existente, dotando-o das infraestruturas necessárias e suficientes para se adaptar às novas exigências funcionais de um centro cultural.
Toda a recuperação, bem como o respetivo projeto, foram delineados de modo a obter um restauro exemplar, utilizando técnicas tradicionais no restauro, quer das estruturas, quer dos acabamentos. Nas alterações projetadas foram utilizadas soluções e materiais leves por forma a não danificar a estrutura existente.
Foi feita a substituição integral de todos os pavimentos de madeira, incluindo a respetiva estrutura, tendo-se executado soalhos duplos para passagem de infraestruturas, limpeza e recuperação das cantarias e dos tetos pintados à mão, adaptação de um elevador para deficientes e reconstrução integral dos pavimentos em pedra.