Hospitais

Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira

Novo Hospital da Ilha Terceira2009-2011

A construção do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, no Arquipélago dos Açores, foi executada em dois anos.

A obra consistiu na execução de movimentação de terras, estacas de betão (diâmetros de 800 mm e 1.000 mm), infraestruturas de águas, gás e esgotos, superestrutura, acabamentos, infraestruturas rodoviárias e pedonais e arranjos exteriores, instalações técnicas (sistemas abastecimento de águas, gás, saneamento, rede contra incêndios, aquecimento, ar condicionado, pressurização de salas e respetivo sistema de filtração química de ar, sistema de cabos estruturados, caldeiras de fundição, grupos geradores elétricos de emergência, sistema de gases medicinais, sistema de Redes de voz e dados, sistemas de monitorização e segurança integrada) e instalações especiais e respetivo arranque e colocação em serviço correspondentes a uma edificação de natureza hospitalar.

Algumas particularidades não presentes em edifícios comuns de construção civil correntes, mas que se destacam em obras hospitalares desta dimensão foram a execução dos depósitos de água potável, e o bunker para Radioterapia.

No primeiro caso, dos depósitos de água potável, destaca-se a necessidade de atingir uma profundidade de escavação de 13,50 metros abaixo do piso de referência (piso 1), já que estes se encontram implantados no ponto mais baixo da obra, cerca de 5,50 metros abaixo do piso -1. São constituídos por três células de betão armado com paredes de 7 metros de altura e uma capacidade total de 600 metros cúbicos.

O bunker da Radioterapia é um cubo de betão com paredes de 2 metros de espessura de modo a cumprir com a proteção de radiações especificada. Não obstante a espessura mencionada foi necessário reforçar ainda mais esta proteção em algumas paredes. Para isso foi adicionada barita na composição do betão, o que lhe confere uma densidade de 3200 kg/metro cúbico. Em termos de quantidades, apenas no bunker, foram utilizados 550 metros cúbicos de betão e 73 toneladas de aço de construção.