2007-2009
Integrada no Lote 0 do Programa de Modernização do Parque Escolar, destinado ao Ensino Secundário, a intervenção na Escola D. Dinis, em Lisboa, contemplou a execução de um pavilhão central novo, reabilitação de cinco pavilhões existentes e um gimnodesportivo, assim como infraestruturas exteriores.
Os trabalhos contemplaram a correção de problemas construtivos, a melhoria das condições de conforto ambiental, de segurança e acessibilidade e o arranjo dos espaços exteriores, bem como a reorganização e ampliação dos espaços letivos e não letivos.
Foi construído um novo edifício que garante a ligação entre os diferentes pavilhões existentes e alberga os espaços programáticos fundamentais numa posição de máxima centralidade, definindo um percurso – “learning street – que articula a biblioteca, a sala polivalente (equipada com uma bancada telescópica de 217 lugares), as áreas de trabalho e de pausa para docentes, a sala de diretores de turmas e salas de estudo.
O pavilhão A1 mantém a área administrativa e secretaria com entrada própria pelo exterior, a sala de alunos em conjunto com o refeitório e cozinha, o bar, a loja de conveniência e a associação de alunos. Os pavilhões A2 e A3 retomam a sua tipologia original, ocupados com salas de aula e com instalações sanitárias ao nível dos pisos térreos. O pavilhão A4 alberga o núcleo de artes no piso térreo e o núcleo de laboratórios para o ensino experimental de biologia, de física e de química, apoiado por espaços de preparação e salas de aula no piso elevado. O pavilhão A5 integra o núcleo de tecnologias dispondo de salas TIC e oficinas multimédia. No pavilhão gimnodesportivo foram ampliados os espaços de apoio e corrigidas as condições de conforto ambiental.