INBRAIL

Concebido para minimizar
os efeitos do ruído
do tráfego ferroviário

SOBRE
O PROJETO

O transporte ferroviário é o modo de transporte mais sustentável, tem o menor consumo de energia, ocupa o menor espaço e deixa a menor pegada de carbono em comparação com qualquer outro modo de transporte terrestre ou marítimo.

Considerando que as barreiras sonoras atualmente aplicadas não são soluções ideais para o ruído ferroviário, o projeto “Inbrail – Innovative noise barriers for railways” visa desenvolver uma solução inovadora de barreiras sonoras, especificamente concebida para minimizar os efeitos do ruído do tráfego ferroviário. Esta nova solução será de baixa altura, posicionada muito perto do caminho-de-ferro, e especificamente desenvolvida para superar algumas das dificuldades encontradas nas soluções tradicionais, permitindo uma melhor integração no contexto urbano e suburbano.

OBJETIVOS

O principal objetivo para este projeto é que este tipo de solução se torne altamente competitiva em comparação com as soluções existentes no mercado, a nível tecnológico, económico, de sustentabilidade e de impacto visual.

Atua como
barreira acústica
eficaz.

Reduziro impacto visual e ambiental

Soluções com geometria optimizada

Caráter modular e betão pré-fabricado

ATIVIDADES

A1 – Atividade 1 | Especificações e Requisitos Técnicos 

Esta atividade visa definir os requisitos e especificações técnicas a que a solução a ser desenvolvida terá de estar vinculada. Trata-se de uma atividade muito abrangente, uma vez que terá de definir não só as especificações técnicas que o produto (barreira acústica) terá de cumprir, mas também definir os requisitos e implicações da sua implementação no contexto do sistema ferroviário. 

A2 – Atividade 2 | Desenvolvimento

A atividade visa a conceção preliminar da solução de barreira acústica otimizada através da modelação numérica do seu comportamento acústico e estrutural, incorporando também uma tarefa dedicada à compatibilidade da solução tendo em conta os diferentes requisitos. O estudo numérico das diferentes configurações permitirá definir a geometria ótima da solução, tendo em conta não só os requisitos acústicos e estruturais, mas também as condições de fundação e o enquadramento estético e ambiental da solução proposta. Note-se que esta atividade pressupõe uma ação conjunta das equipas das várias entidades co-promotoras (FEUP, UC e MEEC), bem como uma interação muito significativa com a Atividade 4, da qual serão obtidos parâmetros materiais relevantes para a modelação teórica.

A3 – Atividade 3 | Produção e Instalação

Esta atividade será realizada em paralelo com as atividades 2 e 4. Por um lado, receberá entradas destas duas atividades e, por outro lado, determinará os resultados para estas atividades. O objetivo é desenvolver o processo de produção e instalação para a realização do produto final. Para tal, serão estudadas várias soluções ao longo de todo o período do projeto, de acordo com o mesmo:

As geometrias de barreira estudadas;

As soluções de base estudada;

Os materiais cuja aplicação será, entretanto, considerada;

As soluções estruturais que, entretanto, estão previstas;

As restrições de instalação para a aplicação deste tipo de barreira que, entretanto, são percebidas.

A4 – Atividade 4 | Avaliação e Análise Experimental

Esta atividade visa a caracterização experimental preliminar, ou seja, em laboratório, do desempenho acústico e estrutural dos componentes do produto a ser desenvolvido. Esta atividade apresenta uma forte interligação com as atividades A2 e A3, uma vez que fornece informações para definir os estudos numéricos a desenvolver na atividade A2, bem como validar experimentalmente aspetos particulares dos modelos desenvolvidos nas atividades anteriormente descritas.

A5 – Atividade 5 | Protótipos

A presente atividade visa avaliar e demonstrar a eficiência do produto proposto em condições reais de funcionamento, mostrando assim a viabilidade e adequação da solução proposta. Assim, serão produzidos protótipos com as configurações medidas através dos estudos realizados nas atividades acima descritas, que serão instalados nos campos experimentais selecionados (campo experimental do Carregado e campo experimental do Metro do Porto). Os protótipos desenvolvidos serão então explorados a fim de avaliar a sua eficiência na atenuação do ruído percebido nos pontos de receção devido ao tráfego ferroviário com diferentes tipos e velocidades de circulação.

A6 – Atividade 6 | Gestão Técnica e Qualidade

Esta atividade visa a coordenação técnica, administrativa e financeira nas diferentes fases do projeto, a fim de garantir o cumprimento dos objetivos de forma eficaz e eficiente, assegurando o controlo de qualidade em todos os processos. 

A7 – Atividade 7 | Disseminação

O objetivo desta atividade é divulgar os resultados do projeto, procurando potenciar as vantagens obtidas com o seu desenvolvimento, particularmente em termos da sua aplicabilidade no domínio ferroviário. Deste modo, o seu objetivo é essencialmente:

Promoção do projeto;  

Divulgação dos resultados científicos e técnicos, que não são abrangidos pelos mecanismos de proteção da propriedade industrial;  

Valorização e exploração de todos os resultados com potencial valor económico e social; 

Promoção da geração de valor e conhecimento.

CONSÓRCIO

O desenvolvimento deste projeto será apoiado por um consórcio estabelecido entre três entidades altamente qualificadas: Mota-Engil Engenharia e Construção (com a sua vasta experiência acumulada na indústria de pré-fabricação), Universidade de Coimbra (conhecimento científico e experiência em bom desempenho de diferentes soluções de mitigação), e finalmente Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (desempenho global dos sistemas ferroviários). O projeto é também apoiado por duas administrações de gestão ferroviária (como parceiros), nomeadamente o Metro do Porto e a Infraestruturas de Portugal. O projeto implica um investimento total da ordem de 1 milhão de euros.


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Geral:

inbrail@mota-engil.pt

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