Ferroviárias

Linha Vermelha do Metro Lisboa

2003-2009

A execução dos toscos do prolongamento da linha vermelha do Metropolitano de Lisboa, que envolveu a estação da Alameda, Saldanha II e S. Sebastião, consistiu numa obra de elevada complexidade técnica desenvolvida na totalidade em ambiente urbano no centro da cidade de Lisboa.

A obra de elevada complexidade técnica, desenvolvida na totalidade em ambiente urbano no centro da cidade de Lisboa, contemplou os seguintes principais trabalhos:

Poço de ataque – com 25 m de diâmetro e uma profundidade de 31 m, foi realizado por escavação a céu aberto e revestimento primário em betão armado projetado;

Túnel em escudo – executado com 1440 m e uma profundidade média de 25 m em relação à cota e soleira, realizada por escavação com recurso a tuneladora EPB/TBM e colocação do revestimento definitivo em betão armado prefabricado (anel do tipo universal constituído por sete peças) com diâmetro de 9.83 m / 75,9 m2 para via dupla;

Túnel PV2/S. Sebastião – com 290 m e uma profundidade média de 25 m em relação à cota de soleira, foi realizada por escavação em NATM, com 60,05 m2 de secção transversal para via dupla;

Túnel do término da Alameda – com 270 m e também com a profundidade média de 25 m, foi realizado em NATM, com 60,05 m2 de secção transversal para via dupla.

Túnel junção do túnel em escudo (TBM) ao término da Alameda – com 70 ml também a 25 m de profundidade realizado em NATM, com 60,50 m2 de secção transversal para via dupla.

Ramal de serviço – com 210 m e a 25 m de profundidade, foi executado em NATM com 34,5 m2 de secção transversal para via simples;

2 Postos de ventilação – PV1 e PV2” – com 19 m de diâmetro e 25 m de profundidade cada, foi executada por escavação a céu aberto ao abrigo de contenção periférica de estacas e revestimento secundário em betão armado.

Estação Saldanha II – com 161 m de extensão e 17,5 m de largura, foi realizada a 25 m de profundidade em escavação Cover & Cut método invertido sob laje de b.a. pré-esforçada efetuada ao abrigo de contenção periférica, com cerca de 400 m de perímetro, materializada por cortina de estacas estabilizadas por ancoragens complementadas por escoras metálicas.

Estação S. Sebastião – com 166 m de extensão e 330 m2 de secção transversal, foi executada a 25 m de profundidade com um recobrimento médio inferior de 4,5 m da superfície urbana.

De referir que os túneis foram realizados por escavação no complexo vulcânico de Lisboa nas formações de Benfica e basaltos correspondendo à zona de S. Sebastião, em argilas consolidadas dos Prazeres com intercalações de areolas na zona entre Saldanha e Alameda. O Cut & Cover foi realizado a céu aberto para ligação entre as estações.