Rodoviárias

EM515 – Câmara Municipal de Ourique

Requalificação da Estrada Municipal de Ourique

Reciclagem “in situ”,a frio, de pavimentos rodoviários

A reciclagem “in situ”, a frio, seja com cimento ou com emulsão betuminosa, é uma técnica de pavimentação que envolve a desagregação de parte do pavimento existente e a sua homogeneização e mistura com uma quantidade pré-determinada de emulsão betuminosa e/ou cimento (quantidades definidas através de adequados estudos laboratoriais de formulação). A reciclagem do pavimento é executada através da passagem de um equipamento indicado para o efeito – a recicladora à qual se junta o respetivo distribuidor de emulsão betuminosa e/ou cimento.
O objetivo desta técnica é tornar parte de um pavimento muito degradado e com a sua vida útil esgotada numa camada a ser incorporada numa nova estrutura de pavimento – geralmente, após a execução de uma camada reciclada são ainda aplicadas novas camadas de misturas betuminosas a quente.
Ao reciclar e incorporar novamente os materiais existentes, a técnica de reciclagem “in situ”, a frio, evita a necessidade de transportar a vazadouro elevadas quantidades de materiais e a sua reposição com outros novos materiais, sendo óbvia a sua vantagem a nível ambiental.

Empreitada: EM515 – Câmara Municipal de Ourique

No caso relativo à reabilitação da Estrada Municipal 515 para a Câmara Municipal de Ourique, o pavimento encontrava-se com a sua capacidade de carga totalmente esgotada, existindo diversas patologias das quais se destacam elevadas deformações, buracos e fissuras. Apesar de muito degradado, o seu estado era também bastante heterogéneo. A reciclagem “in situ” com cimento permitiu uma homogeneização das condições do pavimento, executando uma camada de base de elevada resistência sobre a qual foram posteriormente aplicadas duas camadas de misturas betuminosas a quente, revitalizando um pavimento extremamente degradado e conferindo-lhe uma nova vida útil.