Ferroviárias

Corredor de Nacala

Corredor de Nacala, Malawi - Trabalhos Ferroviários

O Corredor de Nacala destina-se a permitir o transporte ferroviário entre a mina de carvão em Moatize, província moçambicana de Tete, até ao Porto de Nacala, na costa marítima de Moçambique. Dos 900 km de distância entre Moatize e Nacala, cerca de 250 km localizam-se no Malawi, correspondendo às Secções 3 e 5 construídas pela Mota-Engil Engenharia

A secção 3, que contemplou a construção de uma nova linha ferroviária de cerca de 140 km de Mwanza (fronteira com Moçambique) a Nkaya, atravessa um terreno de orografia muito exigente e difícil, decorrendo em perfil misto e com escavações e aterros de grande dimensão. Das 22 pontes da obra, metade estão concentradas em 30 km da extensão e dos cerca de 7 milhões de movimentos de terras, 1 milhão está concentrado em apenas 5 km onde foi necessário ainda aplicar quase 100% dos 200 quilómetros de pregagens previstos no projeto para instalar nos taludes de escavação.

A secção 5 consistiu na reabilitação de uma linha de via única existente com 100 km de extensão entre Nkaya e Nayuci. Os trabalhos de superestrutura de via incluíram o fornecimento de balastro e travessas, tendo sido construídas seis linhas de estações de cruzamento que acrescem à linha principal totalizando 111 km de linha férrea. A reabilitação foi realizada com interdições de via diárias de 12 horas permitindo a operacionalidade da linha pelo dono de obra. Os trabalhos consistiram especificamente no levantamento de via em secções de 9, 12 e 18m, regularização e compactação da plataforma, montagem de via, balastragem e ataque. Executaram-se soldaduras aluminotérmicas e elétricas, procedeu-se à regularização de barras e todo o traçado foi rectificado. Utilizou-se equipamento pesado de via, tal como, atacadeiras, regularizadoras de balastro, vagões balastreiros, estabilizadora dinâmica, soldadoras elétricas e equipamento para auscultação do carril e soldaduras, por ultra-sons.

Números dos principais trabalhos:

  • 256 km de linha ferroviária (145 km secção 3 + 111 km secção 5)
  • 22 pontes numa extensão de 2,4 km
  • Terraplenagens: 6.755.768 m3 de escavações e 7.432.262 m3 de aterro
  • 470 unidades de prefabricação (21 km de caixas de betão de menor dimensão e 7,5 km de maior dimensão)
  • > 700 máquinas (550 máquinas pesadas)
  • Aprox. 400.000 m3 de balastro
  • 170.000 m3 de betão
  • 17.000 toneladas de cimento
  • Aprox. 420.000 travessas de betão monobloco
  • 472 vigas