Aeroportuárias

Busgate do Aeroporto de Lisboa

Busgate do Aeroporto de Lisboa2012-2015

Depois de construída a estrutura do Busgate Norte e da Ampliação dos Terminais de Bagagem do Aeroporto de Lisboa, e depois de também ter sido iniciada a fase de Acabamentos, a Mota-Engil Engenharia foi escolhida para concluir esta etapa. Ao valor rondou os 30 milhões de euros.

A obra consistiu num conjunto de acabamentos que não foram concluídos ou não tinham sido iniciados pelo empreiteiro anterior. Neste sentido, foram executados os trabalhos de Alvenarias, Cantarias, Isolamentos e Impermeabilizações, Revestimentos de Tetos, Paredes, Pavimentos e Rodapés, Vãos, Equipamento Sanitário, Demolições, Arquitetura de Interiores, Ampliação das Instalações Sanitárias e Nova Sala de Fumo, assim como a remodelação das portas de embarque 14 a 23 do Pier Norte. Foram igualmente levados a cabo os trabalhos de Instalações Elétricas, Telecomunicação e Eletrónica, Rede de Águas, Esgotos e Drenagem, Instalações Mecânicas, Segurança Integrada e Arruamento Nascente (Demolições, Movimento de Terras, Pavimentação e Portaria).

O Busgate Norte caracteriza-se por uma nova área de processamento de passageiros onde são feitas as partidas, chegadas e transferências. A ampliação teve base na necessidade de expansão do ponto de vista de exploração operacional e comercial, tendo em conta os índices de previsão de crescimento do tráfego para os próximos anos e do efeito de congestionamento de importantes subsistemas terminais.

Entretanto, também houve lugar para a reformulação/ampliação das salas onde estão implementados os sistemas de tratamento de bagagens (STB), que se revelaram insuficientes e limitativos tanto nas chegadas como nas partidas do ponto de vista operacional do Aeroporto de Lisboa.

Com a ampliação do processamento de passageiros, o Aeroporto passou a ter mais quatro portas para desembarques remotos no nível 4 que ligam diretamente a uma área aproximada de 22.000 m2 no nível 5.