Aeroportuárias

Aeroporto de Faro

Aeroporto de Faro1986-1989

A ampliação do aeroporto de faro contemplou a construção do novo edifício de aerogare, plataforma estacionamento aeronaves, prolongamento dos caminhos de circulação e novo parque de estacionamento de viaturas, assim como as redes viárias, de água, drenagem, energia e comunicações. Com praticamente três anos de duração, a obra ascendeu a 19 milhões de euros.

A nova aerogare ficou adequada, para um movimento em horas de ponta, de 2.800 passageiros/hora nos dois sentidos (embarque e desembarque). Com cerca de 40.000 m2 de área, tem maior desenvolvimento ao longo da plataforma e curbside, em que todo o processamento de passageiros se faz no nível térreo.

Do curbside tem-se acesso ao grande hall público e aos 25 balcões de check-in com o respetivo terminal de bagagens na sua parte posterior.

Entretanto, a nova plataforma de estacionamento de aerogares, frente à nova aerogare, permite o estacionamento, em nose-in de cinco aviões b747.

A capacidade total do conjunto das duas plataformas (existente e nova) varia entre 16 e 22 aeronaves.

A rede de abastecimento de combustíveis foi prolongada até à nova plataforma para a utilização de pits.

O caminho de circulação existente e paralelo à pista foi prolongado para ambos os lados desta, ligando as soleiras 11 e 29 da pista, numa extensão total de 1.700 m.

O novo Parque de Estacionamento de Viaturas, construído frente à Nova Aerogare, tem a capacidade para 258 autoligeiros, 96 táxis, 398 car rental e 70 autocarros.

Já as novas redes viárias, águas, esgotos, energia e comunicações foram executadas para satisfazer as necessidades das novas áreas operacionais e da Aerogare.