Hidráulicas

Adutor Pisão-Beja

2010-2011

O Adutor Pisão-Beja está integrado no Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, tendo como objetivo o fornecimento de água para rega à zona Oeste de Beja e cabeceiras do Roxo, cuja área a regar se ronda os 10.000 ha. A empreitada consistiu na construção de um Adutor com cerca de 3 km de extensão, de um Reservatório semi-escavado para regularização de caudais e de uma Estação Elevatória. Com um ano de duração, o valor rondou os 13 milhões euros.

Com origem no Canal Alvito-Pisão, onde está construída a Tomada de Água, a conduta, constituída por tubos de betão armado com alma de aço de diâmetro 2500 mm, o Adutor transporta um caudal de 7,5 m3/s até ao Reservatório do Álamo, e à respetiva Estação Elevatória, constituída por seis grupos eletrobomba, vencendo uma altura manométrica de 46,4 m.

A empreitada contemplou a construção de diversas estruturas, nomeadamente: Tomada de Água de Trigaches; Conduta Adutora; Descargas de Fundo; Ventosas; Reservatório de Álamo; Órgãos hidráulicos do Reservatório (estrutura de entrega, descarga de fundo, descarregador de emergência); Tomada de Água da Estação Elevatória; Centro de Comando; Caminho de Serviço; Telegestão.